Após conceder prazo de 15 dias para que os proprietários de terrenos localizados área urbana de Londrina realizassem a limpeza dos lotes, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) inicia nesta quinta-feira (18) a fiscalização das áreas. A ação começará no período da manhã, no bairro Verona, região leste.

A escolha do local se deu em razão do número de espaços irregulares observado por fiscais da companhia e indicado pela população. Publicada na edição de 3 de janeiro do Jornal Oficial do Município, a notificação que alertou sobre a necessidade de conservação determina que os trabalhos de cuidado devem ser mantidos durante todo o ano, alcançando inclusive as áreas de calçada.

De acordo com Álvaro Nascimento, diretor de Operações da CMTU, com o início das atividades de fiscalização e limpeza, os lotes com matagal receberão manutenção do Município, com posterior envio de multa e da conta dos serviços aos proprietários.

LEIA TAMBÉM:

= Campo de girassóis muda a paisagem na zona leste de Londrina

= Roçagem de escola desativada no jardim Paulista é incluída em contrato

“A soma das penalidades pode chegar a R$ 2,80 por metro beneficiado pela CMTU. O valor é superior ao que um cidadão pagaria caso fizesse o corte do mato por conta própria. Por isso, nossa orientação é que os responsáveis cumpram com sua obrigação legal e evitem contrair dívidas com o poder público”, avisa Nascimento.

O acompanhamento dos lotes privados em desacordo com as determinações do Código de Posturas é realizado diariamente pela CMTU. No entanto, os moradores também podem repassar informações e endereço das áreas irregulares pelo fone (43) 3379-7900. O registro das queixas pode ser feito também no site da companhia - cmtu.londrina.pr.gov.br.

Em 2022, o volume de capina alcançado pelo serviço chegou a 906.600 m², passando para 800.012 m² em 2023. O atendimento ocorre em todas as regiões e leva em conta, entre outros pontos, a quantidade de reclamações registradas para determinado local e as informações indicadas pelo Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. (Com informações do N.Com)