Final de semana gelado no Paraná
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Carolina Gabardo Belo<BR> Equipe da Folha 
Este final de semana será de baixas temperaturas em todo o Paraná, com possibilidade de geadas em Curitiba e outras regiões, conforme previsão do Instituto Meteorológico Simepar. Uma massa de ar polar que se desloca da Argentina derrubou as temperaturas no Estado, que só voltam a ficar agradáveis a partir de terça-feira.
A mínima prevista para Curitiba hoje é de 5 graus celsius e a máxima, 17. Está prevista geada no início desta manhã nos bairros da periferia e da região metropolitana, além de municípios da região sul do Estado, entre a Capital e Francisco Beltrão, com destaque para os Campos Gerais. A temperatura mais baixa é esperada em Palmas e General Carneiro, com mínima de -1 grau e máxima de 15 graus nos dois municípios. No domingo a possibilidade de geadas fica mais restrita às regiões mais baixas.
De acordo com o meteorologista Tarcízio Valentim da Costa, do Simepar, entre hoje e domingo serão registradas as menores temperaturas por conta da passagem da massa de ar polar. A partir de segunda-feira a massa se desloca em direção ao oceano e na terça os dias voltam a ficar agradáveis. "Quando a massa de ar polar entra no Estado, a temperatura tem queda brusca e a elevação é lenta", explica Costa.
Mesmo com o frio, os dias serão de céu aberto e sem previsão de chuvas, característicos do inverno. Com a aproximação da estação mais fria, as massas de ar polar tornam-se mais intensas e prolongam-se durante dois ou três dias. São estes fatores, diz Costa, que favorecem a ocorrência das geadas. "São dias com céu claro, temperaturas baixas na grama, mas sem vento", ressalta.
Mínima em Palmas
Ontem, a mínima na Capital foi de 10,3 graus, mas os ventos deixaram a sensação térmica -considerada a temperatura sentida pelo corpo- em 6,7 graus.
Na cidade de Palmas (95 km a leste de Pato Branco) foi registrada a menor temperatura do Estado, com 3,8 graus celsius e sensação térmica de -0,4.


