Fim de ano afasta doadores de Hemocentro de Cascavel
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 28 de dezembro de 2001
Gilmar Agassi<Br>Equipe da Folha 
Cascavel - O mês de dezembro sempre foi crítico para as unidades de coleta e transfusão de sangue de todo o País. O grande fluxo de pessoas que deixam suas cidades para passar férias em outras localidades causa a diminuição no estoque de sangue. Este ano a situação não tem sido diferente no Hemocentro de Cascavel, onde a redução do número de doadores está próxima a 20%, se comparada a outros períodos do ano.
A coordenadora do Hemocentro, Silvana Tomasi, observa que para evitar maiores problemas nessa época do ano, a rede Hemepar, que coordena 24 unidades em todo o Paraná, realiza campanhas para aumentar as doações, possibilitando a manutenção do estoque e a garantia do funcionamento em dezembro. ''A questão é que não fornecemos sangue apenas para Cascavel. Outras cidades da região também são atendidas'', diz.
Silvana lembra que uma das principais preocupações é o tipo de sangue ''O'' negativo, utilizado para atender a todas as emergências, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), neo-natal e as pessoas portadoras deste tipo sanguíneo, consideradas doadores universais.
A coordenadora afirma que para ser doador é preciso ter entre 18 a 60 anos e peso corporal acima de 50 quilos. As mulheres podem doar sangue a cada 90 dias e os homens com intervalo de 60 dias. Segundo ela, as pessoas precisam ter boa saúde e não ter comportamentos de risco em relação às doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a Aids.
O gerente comercial Eloir Bellorini doou sangue ontem no Hemocentro. Ele diz que sempre que possível comparece a uma unidade coletora, pois considera um ato de solidariedade que pode ajudar outras pessoas em dificuldades.
Além da falta de doadores de sangue, o Hemocentro de Cascavel enfrenta outro problema. Precisa de doadores de medula óssea. Este ano somente 117 pessoas se propuseram a fazer exames para verificar sua capacidade de ser um doador. Silvana Tomasi explica que esse número é pequeno se for levado em consideração a grande quantidade de pessoas que possuem leucemia.


