Os filhotes de onça parda Baruk, Baquera e Banjo entram em nova etapa de tratamento pela equipe do Hospital Veterinário da UniFil. Após mais de 50 dias em cuidados intensivos, agora estão num espaço do viveiro de animais com alimentação diferenciada e medicamentos mais leves. Os três chegaram em 6 de novembro, tinham aproximadamente 20 dias de vida e precisaram receber leite com suplementação em mamadeira e suporte de remédios. O desenvolvimento é satisfatório e cada um já pesa em torno de quatro quilos.

A perspectiva é de permanecerem no HV da UniFil até meados de abril para completar cinco meses de tratamento. Depois serão encaminhados para local indicado pelo IAT (Instituto Terra e Água). "O acompanhamento é minucioso, exige atenção permanente da equipe do hospital para aceitarem a alimentação, se adaptarem ao ambiente bem diferente do normal e sobreviverem sem a presença da mãe", relata a médica veterinária Daniele Martina, especialista em animais silvestres. O Hospital Veterinário da UniFil é o único credenciado pelo Governo do Estado no Norte do Paraná como Cafs (Centro de Apoio à Fauna Silvestre).

Imagem ilustrativa da imagem Filhotes de onça resgatados entram em nova fase de tratamento
| Foto: Divulgação - HV Unifil

Os três filhotes de onça parda foram encontrados por funcionários de uma propriedade rural no momento da colheita da lavoura, no município de Andirá. A mãe desapareceu. Eles foram resgatados pela Força Verde.

(Com informações da Unifil)