Embora as filas estivessem menores ontem, os motoristas que procuraram o setor de regulamentação de multas da Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran), para contestar as infrações, ainda ficaram revoltados com a demora no atendimento. ‘‘Pensei que ia chegar aqui e ser atendido rapidamente, mas a gente tem que pegar fila até para pagar multa’’, reclamou o policial civil Arizeu Martini, 50 anos.
Revoltado pelo filho ter sido multado às 3h40 da madrugada, Martini criticou os soldados. ‘‘Isso é uma indústria da multa. Trabalham 24 horas, mas não é para orientar ou proteger, mas para punir’’, afirmou. O filho do policial, que tem 20 anos, foi multado porque havia estacionado o carro sobre a calçada na avenida Getúlio Vargas. Sem questionar a multa, porém, Martini havia procurado a Diretran para retirar os cinco pontos da sua carteira e passá-los à carteira do filho.
Casos como o de Martini são comuns na Diretran. O diretor-geral do órgão, Kasuo Sakamoto, disse que apenas 40% dos motoristas têm argumentações razoáveis, que podem justificar o cancelamento das multas. A metade deles em função de problemas com a sinalização. Os outros 60%, disse Sakamoto, não possuem argumentos para retirar as infrações. ‘‘Eles sentem-se na obrigação de justificar as causas das infrações. Isso não dá elementos para cancelar as multas’’, afirmou. Seriam esses os responsáveis pelas filas.
Para Sakamoto, caso os motoristas não mudem os hábitos e parem de cometer as infrações, as reclamações por causa das filas não devem ter fim a curto prazo. ‘‘As filas vão existir sempre’’, disse o diretor. No entanto, afirmou Sakamoto, elas não serão semelhantes as da semana passada, quando o movimento foi ‘‘anormal’’ por causa do acúmulo na emissão dos lotes de notificações feitas pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) até o dia 22 de maio, data da regulamentação do novo Código de Trânsito Brasileiro. O setor de regularização de multas chegou a atender por dia, durante três semanas, entre 700 e mil motoristas.Leandro TaquesArizeu Martini, reclamando porque o filho foi multado de madrugada: ‘‘A gente tem que pegar fila até para pagar multa’’James Alberti

mockup