Figueira está há nove dias sem coleta de lixo
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 24 de dezembro de 2004
Carolina Avansini<br>Reportagem Local 
Sem serviço de coleta de lixo há nove dias, a população de Figueira (125 km ao sul de Jacarezinho) está depositando os dejetos a céu aberto. Os servidores municipais, incluido os coletores, estão em greve desde o dia 13 de dezembro por atraso no pagamento dos salários.
''O povo tem jogado o lixo em um buracão'', contou o fiscal municipal Julio Ruiz Filho. Segundo ele, as pessoas estão tendo que transportar os dejetos produzidos nas casas por conta própria. ''Há lixo acumulado nas calçadas e na rua. A situação está caótica'', reforçou.
Os funcionários da prefeitura reivindicam o pagamento do 13º salário e dos vencimentos de dezembro. Os contracheques de novembro foram emitidos apenas no último dia 20. Sem dinheiro, muitas famílias enfrentam dificuldade para comprar alimentos. O comércio local, em apoio aos servidores, fechou as portas durante algumas horas por dois dias seguidos, na primeira semana da greve.
Na próxima segunda-feira, o advogado Ercílio Rodrigues de Paula vai ajuizar 80 ações de servidores para tentar resguardar o direito ao pagamento dos salários. Ele pedirá tutela antecipada dos recursos da prefeitura baseado no fato de que se trata de ''condição alimentícia''.
''As pessoas precisam do dinheiro para comer'', afirmou. Na semana passada, a juíza Letícia Lustosa indeferiu, pela segunda vez, um pedido de bloqueio das contas do município para garantir o pagamento. Os funcionários temem ficar sem salário se o pagamento não sair antes do dia 31, quando o prefeito Jaime Gino dos Santos (PSL) deixa o cargo. Para o advogado, a responsabilidade é do poder público, independentemente do administrador.
O prefeito eleito de Figueira, Geraldo Garcia Molina (PP), afirmou ontem à Folha que não pode se comprometer a pagar a dívida no ano que vem porque não conhece a situação financeira da prefeitura. ''Não sei se terei condições de cumprir'', disse. Ele afirmou que procurou o atual prefeito para montar uma equipe de transição, mas não foi recebido. ''Também enviei um ofício, mas ele não respondeu'', informou.


