Osmani Costa
De Londrina
Soldados do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Londrina resgataram, no início da tarde de ontem, um feto de aproximadamente cinco meses das águas do Ribeirão Cambezinho, poucos metros abaixo da barragem do Lago Igapó 1, nos fundos do Jardim Arpoador (zona sul). O feto, cujo cordão umbilical estava enroscado em um galho de árvore caído, havia sido encontrado inicialmente pelo servente de pedreiro desempregado Marco Antonio Pelisário, 28 anos.
‘‘Eu sempre ando por aqui de bicicleta. De repente, notei que tinha algo enroscado nas pedras, perto do capim da beirada do rio. Pensei que fosse um animal morto. Quando cheguei bem perto é que vi que era um menininho’’, contou Pelisário. ‘‘Fiquei um pouco assustado e pedi para o Baiano ligar para a polícia, que demorou uma meia hora para chegar.’’
‘Baiano’ é o sorveteiro Arnaldo Bispo Coelho, 63 anos, que há cerca de dez anos trabalha nas proximidades da barragem do Igapó. ‘‘Era um feto pequeno, ainda com a cabeça peladinha, com uns cinco ou seis meses. A mãe deve ter abortado aí mesmo, nesta madrugada’’, comentou Coelho, lembrando que esta é a primeira vez que encontram um feto naquela região.
O feto foi levado por legistas do Instituto Médico-Legal (IML), para autópsia. Também este no local, acompanhando a operação, o delegado do 4º Distrito Policial (DP), Joaquim Antonio Melo, que abriu inquérito para investigar as circunstâncias do aborto e responsabilizar a mulher que abandonou o feto no Cambezinho.

mockup