Professores e alunos da UEL serão responsáveis pela primeira vez pela organização em em Londrina do Festival Pint of Science, que será realizado nos próximos dias 14 a 16 de maio. O objetivo é divulgar a produção científica em bares e cafés. Em Londrina, as atividades serão simultâneas nos estabelecimentos Cheers Pub e Pier Santa Monica.

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição. "Levar a ciência para fora da Universidade, com uma linguagem acessível a todos". Essa foi a definição acerca do Festival feita pelo coordenador do evento na cidade, André Bacchi, professor do Departamento de Ciências Fisiológicas, do Centro de Ciências Biológicas (CCB).

Serão abordados, segundo a comissão organizadora, os seguintes temas nas ações em Londrina: Pseudociência e a era do irracionalismo, Radiação: você faz uso e não sabe, 2º cérebro: seu intestino como protagonista, Eficiência energética: do combustível à energia elétrica, "Zumbis": como microorganismos controlam cérebros, Transtornos de Ansiedade: o que são e como são tratados?, Arqueometria: física e química a serviço da arte e arqueologia.

Participam os professores da UEL Dimas Augusto Morozin Zaia, do Departamento de Química, Carlos Appoloni, professor do Departamento de Física, Fabio Lopes, atua como Físico no Centro de Ciências Exatas (CCE), Alisson Henrique Dal Col, do Departamento de Física (CCE), Eduardo José de Almeida Araújo , do Departamento de Histologia, Rogério Fernandes de Souza, do Departamento de Biologia Geral, do CCB, Guilherme Filgueiras, professor do professor do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento (CCB), Estefânia Gastaldello Moreira, Departamento de Ciências Fisiológicas (CCB). Além dos professores Débora de Mello Gonçales Sant'Ana, da UEM, Carlos Cava, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Giovani de Oliveira Arieira , da Universidade Federal de Mato Grosso

Cinco regiões - Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea. No Brasil, o Pint of Science acontecerá em 56 municípios distribuídos pelas cinco regiões e a expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos. O evento nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. No Brasil, o festival foi realizado pela primeira vez em 2015, na cidade de São Carlos.

Confira a programação completa em Londrina no endereço https://pintofscience.com.br/events/londrina.