Capoeiristas do Brasil e do exterior estarão reunidos em Londrina, de sexta-feira a domingo, para participar de um festival nacional promovido pelo Grupo Maculelê. Um dos pontos altos do evento é um curso que será ministrado pelo mestre King, do Rio de Janeiro, segundo os organizadores, um dos mais respeitados capoeiristas brasileiros. O curso ''Técnica de Capoeira e Fundamentos'' será realizado no domingo, das 9 às 12 horas, na quadra de esportes do Londrina Country Clube. As inscrições antecipadas custam R$ 20,00 e podem ser feitas na academia Maculelê, na Rua Goiás, 809 (centro). No dia 11, as inscrições custam R$ 30,00. As aulas também serão dadas pelo
contramestre Aberrê, de São Paulo.

O Festival Nacional de Capoeira tem atrações também para a comunidade. No sábado, a partir das 10 horas, cerca de 450 pessoas participarão de 6 grandes rodas de capoeira. O evento contará com a participação de 200 crianças atendidas pela Associação Cultural de Capoeira Maculelê e pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar). Segundo Francisco Rodrigues da Silva, o mestre Fran, do Grupo Maculelê, são crianças de 5 a 14 anos que praticam gratuitamente capoeira em núcleos da prefeitura e entidades beneficentes. Além da roda de capoeira, haverá um desfile com roupas da grife da academia.

No sábado à noite, acontecerá no Sesc (Rua Fernando de Noronha, 264, centro) a formatura de 13 pessoas que estarão aptas a ensinar capoeira. Segundo o mestre Fran, em 19 anos, é a segunda formatura que a academia realiza. ''Para ser professor de capoeira é preciso, no mínimo, 10 anos de prática'', explicou. O mestre Maurão, de São Paulo, vem a Londrina para a formatura. Além da cerimônia com juramento e vários tipos de jogos com os mestres convidados, estão programadas apresentações culturais como as danças ''Puxada de Rede'', ''Maculelê'' e ''Dança de Fogo''. A entrada é um quilo de alimento não-perecível que será repassado para o Provopar.

Domingo, às 15 horas, haverá troca de cordas dos alunos e desfile da grife da academia na sede social do Grêmio Recreativo Londrinense (Alameda Miguel Ribas, 67, centro). Para assistir, também é necessário levar um quilo de alimento. Mais informações sobre o Festival Nacional de Capoeira pelo fone (43) 341-8489.

mockup