Quem gosta de música, gastronomia e diversão tem uma ótima opção de atividade neste sábado (10) e domingo (11), quando será promovida a festa rural do distrito de Maravilha, zona sul de Londrina. Organizado pela Corre (Associação de Arte e Cultura de Londrina), o evento faz parte do projeto “Festa é Cultura”, que já realizou festividades nos distritos da Warta (zona norte), em março, e de Irerê (zona sul), em maio. A iniciativa tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).

Durante os dois dias do evento, a Avenida Brasil, no centro do distrito, estará repleta de barracas comercializando alimentos como espetinhos, porções de churrasco, pastéis, sanduíches, torresmo, frango frito e doces típicos da região, entre outros produtos. Os itens são produzidos, em sua maioria, por comerciantes de Maravilha, mas também haverá tendas mantidas por produtores de outros distritos.

No sábado, as barracas abrirão às 14h e, a partir das 16h, o palco do evento receberá uma série de apresentações musicais que vão até as 23h, com uma programação que inclui o cantor Allan Oliveira e os artistas gerenciados pela London Music. A abertura oficial do evento está marcada para as 19h.

ALMOÇO RURAL

Realizada das 11h às 22h, a programação de domingo inclui um almoço rural com porco no tacho, vaca atolada, salada, arroz, farofa e mandioca. A refeição será servida a partir das 11h30, nas barracas do evento. Os interessados podem adquirir os convites ao preço de R$ 35, por meio dos números de WhatsApp (43) 99993-9797 ou (43) 99835-4145, sendo que a entrada é gratuita para crianças de até cinco anos.

Toda a renda arrecadada com a venda dos convites será destinada a melhorias na segurança da Escola Municipal Professora Corina Mantovan Okano, localizada no distrito.

Após o almoço, haverá um concurso para eleger a rainha e a princesa de Maravilha, com participação das meninas residentes no distrito. A atração terá discotecagem ao vivo, conduzida pelo DJ mirim Edu Braçaroto.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu na quarta-feira (7) à tarde a visita da coordenadora-geral do Corre, Rose Andreia Castanho, que entregou a ele convites para o almoço de domingo e doces produzidos pela artesã Maria Paraguaia, de Maravilha.

“Esse é um trabalho conjunto da Prefeitura e da comunidade, que promove o lazer, a cultura e a confraternização entre as pessoas. Os expositores e os talentos que temos na zona rural têm a chance de vender os seus produtos lá, então é um espaço que dá a eles a oportunidade de ganhar um dinheiro, inclusive para os projetos comunitários, igrejas e instituições que montam suas barracas. É uma iniciativa muito bacana que está começando neste ano, e que vamos ampliar cada vez mais”, afirmou o prefeito.

Segundo a coordenadora-geral do Corre, Rose Andreia Castanho, a organização espera um público de aproximadamente 3 mil pessoas.

Ela informou que a festa de Maravilha encerra a primeira etapa do projeto “Festa é Cultura”, que recebeu 4 mil pessoas no distrito da Warta e mais de 5 mil em Irerê. “Temos recebido um retorno muito legal dos visitantes, que apreciam ver a comunidade trabalhando e as atrações culturais, que são praticamente todas londrinenses. Além disso, um dos objetivos do evento é a geração de renda; na última festa, em Irerê, todos os comerciantes tiveram um lucro muito bom e ficaram animados. As comunidades dos distritos estão muito satisfeitas com os resultados, e já estão pensando em organizar outros eventos, como feiras”, disse.

(Com informações do N.Com)