No dia 28 de outubro, a Igreja Católica celebra São Judas Tadeu, popularmente conhecido como o "Santo das causas impossíveis". Em Londrina, muitos devotos aproveitam a data para ir ao Santuário Apostólico São Judas Tadeu, localizada no Jardim Maria Lucia, na zona oeste da cidade.

"Para mim, não é um dia de pedir graças, mas de agradecer por todas as benções”, diz a devota Ana Maria Machado Mazzini. Ela frequenta a igreja há 24 anos e no dia do Padroeiro faz questão de participar de todas as celebrações. As festividades do dia do Padroeiro tiveram início no dia 19 de outubro, com novenas e benção de carros, e se encerram nesta sexta-feira (28) com quatro missas ao longo do dia, reunindo mais de três mil devotos.

SALA DOS MILAGRES

Na sala dos milagres do Santuário, uma das paredes está repleta de retratos que ilustram o agradecimento da comunidade por alguma graça recebida por intercessão de São Judas Tadeu. Também há documentos, moldagens em cera representando partes do corpo e diplomas.

“A filha de uma amiga, que tentou por sete vezes passar no vestibular para medicina na UEL (Universidade Estadual de Londrina), veio até o santuário com a família e também me pediu para rezar por essa benção. Naquele ano ela passou e a foto dela é uma entre milhares do mural”, conta Mazzini.

Imagem ilustrativa da imagem Festa para o padroeiro São Judas Tadeu na zona oeste de Londrina
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Para Maria Donizete Gonçalves, que frequenta o santuário desde quando era somente uma capela, o dia do Padroeiro atrai mais pessoas a cada ano. “A gente percebe que quando os tempos estão difíceis, a igreja fica cheia. Tem pessoas que vêm de longe visitar”, comenta.

'ELE DENUNCIAVA AS INJUSTIÇAS'

Padre Olívio Gerônimo Junior explica que São Judas Tadeu foi um dos apóstolos de Jesus, que se dedicou a anunciar a palavra de Jesus, ensinando as pessoas a serem mais humanas e fraternas. “Ele também denunciava as injustiças da época e acabou sendo perseguido e martirizado. A religiosidade popular atribui a ele o título de Santo das causas impossíveis e isso tem atraído muitos fiéis. Hoje, as pessoas estão inseguras por várias razões. Temos a questão da saúde, do desemprego, da violência e o Santo é, para elas, como alguém que traz a paz, a verdade, justiça, dias melhores, a esperança e a força para continuar acreditando e resistindo”, afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Festa para o padroeiro São Judas Tadeu na zona oeste de Londrina

Com o tema “Edificados pelo testemunho de São Judas Tadeu e iluminados pela força do Espírito Santo, sejamos comprometidos na ‘missão da igreja’ e no anúncio do Evangelho”, as celebrações nesta sexta-feira começam com missa às 7h, 10h, 15h e 19h30.

Haverá barracas de alimentos no pátio do Santuário, incluindo a venda do bolo de São Judas Tadeu. À noite, a partir das 21h, será realizado o Festival de prêmios. Segundo o padre Olívio Gerônimo Junior, os valores arrecadados com a festa ajudarão a suprir as necessidades da comunidade paroquial, como no pagamento de despesas fixas e manutenção.

SERVIÇO: O Santuário Apostólico São Judas Tadeu fica na avenida Vicente Bocuti, 400, no Jardim Maria Lucia, zona oeste de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.