James Alberti
De Curitiba
Hoje comemora-se Dia de Reis, lembrando os três reis magos que anunciaram ao mundo o nascimento de Jesus Cristo. Avisados por mensagem divina, Baltazar, Gaspar e Melquior teriam encontrado o menino no dia 6 de janeiro. Levaram-lhe três presentes: ouro, incenso e mira (ervas aromáticas).
A tradição, que tem perdido força paulatinamente, ainda é mantida em algumas cidades do Estado e do Brasil, como Castro, na Região Metropolitana de Curitiba. Dezenas de moradores da cidade acompanharam ontem três homens vestido de reis magos e um coral, que relembraram a festa cristã.
Segundo Nilceia Maria Zens, secretário da direção da Casa da Cultura de Castro, os reis magos visitaram nove casas, que foram enfeitadas para receber o anúncio da boa nova. Nas residências, foram confeccionadas árvores de Natal e presépios. Piraí do Sul celebra a festa hoje.
Em Curitiba nenhuma paróquia comemorou a festa, segundo informou funcionário da Cúria Metropolitana. Uma paróquia do bairro Xaxim não fez a festa este ano, ao contrário do costume, por falta de dinheiro para as roupas usadas pelos personagens.