Festa do Jubileu reúne milhares em Londrina
PUBLICAÇÃO
domingo, 25 de fevereiro de 2007
Adriana Ito<br>Reportagem Local 
Encerrando as atividades de comemoração dos 50 anos da Diocese de Londrina, foi realizada ontem à tarde a Festa do Jubileu, com apresentações, espetáculo cênico-musical e missa em ação de graças. Além de milhares de fiéis de toda a região, a celebração reuniu sete bispos, 85 padres e mais de 60 diáconos e seminaristas.
O evento também serviu para divulgar a Campanha da Fraternidade deste ano, lançada na última quarta-feira. Com o tema ''Fraternidade e Amazônia'' e o lema ''Vida e missão nesse chão'', a campanha procura conscientizar os cidadãos em relação à preservação ambiental e as questões sociais da Amazônia. As comemorações do Jubileu duraram uma semana, e, dentre os eventos programados, teve Abraço da Paz em torno da Catedral no sábado, que reuniu mais de três mil pessoas.
''É uma alegria, e também é uma sensação de colheita. São 50 anos de vida, que remetem a pioneiros missionários que colaboraram pela beleza dessa igreja, jovem e criativa, e que teve a continuidade, por meio de seus quatro bispos, como uma de suas marcas'', afirmou dom Albano Cavallin, arcebispo emérito da cidade, lembrando que a igreja sempre acompanhou a vida e o crescimento de Londrina. ''Se a Igreja não tivesse existido nesses 50 anos, o empobrecimento cultural e religioso do Norte do Paraná seria muito grande'', completou.
Para dom Orlando Brandes, atual arcebispo de Londrina, foram muitas as conquistas durante esse meio século, como as ações de graças, grupos de divulgação da palavra, missões e congregações. ''Temos uma congregação criada na cidade e que hoje atua nos cinco continentes, que é a das Irmãs Claretianas'', destacou.
Mas o arcebispo ressaltou que, para o futuro, é preciso projetar para a frente o pioneirismo desses trabalhos, através da criação de um fórum de justiça para contribuir com a paz em toda a região e um comitê de bioética para a defesa da vida e da natureza, o fomento dos grupos de família para reunir a vizinhança e promover a ajuda mútua, o fortalecimento da pastoral universitária e da pastoral urbana, a abertura ao ecumenismo e o incentivo às vocações sacerdotais e religiosas, entre outros.
A diocese foi instalada em 17 de fevereiro de 1957, e teve dom Geraldo Fernandes como primeiro bispo. Posteriormente, em 1970, a diocese seria transformada em arquidiocese, abarcando paróquias de diversos municípios.
O casal Aparecida e Armando Zamaia esteve na missa de posse de dom Geraldo, e não escondia a alegria de participar das comemorações do jubileu. ''Nós namorávamos na época, e hoje já temos quase 50 anos de casados. Nos conhecemos na igreja, nossos filhos e netos participam até hoje. Então é uma emoção muito grande'', declararam.
A alegria também era visível na animação de Neusa Farinha, que integrou a caravana de quatro ônibus proveniente de Rolândia (Norte). ''Nunca estive em uma festa tão grande, com tanta gente. Dá mais entusiasmo'', revelou.


