Marcos Zanatta
De Maringá
Mais de 70 mil pessoas haviam visitado a 11ª Festa da Uva de Marialva (17 km a leste de Maringá) até ontem à tarde. A festa termina amanhã. Os 60 produtores que participam da festa já haviam vendido até ontem cerca de 45 toneladas de uva e estão confiantes na marca de 100 toneladas prevista pela organização. O quilo da uva está sendo vendido com preços que variam de R$ 1,00 a R$ 1,50.
‘‘Nos últimos dias da festa o movimento sempre é melhor e com este calor será melhor ainda’’, prevê o produtor Valdir Pagotto, que no primeiro final de semana vendeu mais de 1.200 quilos da fruta.
Os organizadores apostam também nas atrações de hoje e amanhã para chamar mais público. Hoje, a programação começa às 15 horas, com o ‘‘Encontro Nacional de Motos Estradeiras’’. À noite haverá show com Elvis cover, cantores regionais e Banda Reator.
O mais importante da festa, para os produtores, é a oportunidade de divulgar a fruta. ‘‘Apesar da festa reunir menos de 10% dos produtores, todos ganham’’, acredita o prefeito João Celso Martini (PPB). O município tem mais de 1,2 mil hectares de parreiras em cerca de 700 propriedades.