O Santuário Nossa Senhora Aparecida, localizado na Vila Nova (Região Central de Londrina), está em ritmo acelerado para a celebração da 13 Festa da Padroeira do Brasil. A comemoração, realizada tradicionalmente no dia 12 de outubro traz, neste ano, o tema ''Sob o olhar da Senhora Aparecida caminhamos com Jesus''.
O padre José Onero, paróco do santuário, destaca que durante a comemoração, os romeiros poderão acompanhar a inauguração da Praça de Oração, decorada com um mosaico que retrata a época em que os pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida. ''Além disso, estamos também ampliando o salão paroquial para recebê-los ainda melhor'', complementa.
A paróquia recebeu o título de Santuário e passou a realizar a celebração em homenagem à Padroeira em 1997.Segundo o padre, cerca de 30 mil pessoas visitam o local na data festiva. O padre destaca que, apesar da data de comemoração ser dia 12, a programação começa bem antes, com as novenas de preparação para a festa. ''Diariamente, até o dia 12, serão realizadas missas com vários padres a partir das 19h30'', ressalta.
A programação do dia 12 de outubro inclui realização de missas, das 5 às 18h30; confissões com a presença de vários padres, das 7h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30; bênção de carros a partir das 11h30; queima de fogos às 12 horas; e procissão luminosa, com a coroação da imagem da santa às 19h30.
Durante todo o dia, os fiéis poderão visitar as diversas barracas das pastorais, que disponibilizarão comidas típicas, lanches, artesanato e artigos religiosos.
Luciano da Silva, funcionário público, é um dos romeiros que acompanham a festividade no Santuário. Ele conta que um problema de saúde da avó motivou sua primeira visita. Silva teve seu pedido atendido e, a partir de então, sempre visita o Santuário. ''Até agora Nossa Senhora sempre intercedeu por mim'', diz.

mockup