Uma das principais manifestações religiosas da região Norte do Estado, a Festa da Padroeira do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, na área central de Londrina, vai fazer um paralelo entre a fé e o aniversário da cidade. O tema escolhido para reflexão neste ano é “90 anos de Londrina, 90 anos de Evangelização”. São esperadas mais de 40 mil pessoas durante as atividades, que vão de 28 de setembro a 12 de outubro.

“A evangelização sempre esteve presente na vida do desenvolvimento da cidade. Nós vemos o povo de Londrina como um povo muito religioso, o que se expressa nas praças dedicadas a santos, ruas dedicadas aos arcebispos. Padres que aqui passaram ajudaram na construção do município, colégios, creches. Então, gostaríamos de destacar essa evangelização realizada na construção do município junto e por meio da devoção das pessoas”, explicou padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do santuário.

LEIA TAMBÉM: Casa de Apoio em Londrina abriga consultório psicológico gratuito

A programação vai iniciar com a abertura da quermesse no dia 28. Já no dia 29 vai acontecer uma carreata, saindo da paróquia São Tiago Apóstolo, no jardim Santiago, região oeste, indo até a Vila Nova, onde haverá a bênção dos carros. “Devido ao ano eleitoral nós não poderemos fazer a carreata no domingo que antecede a padroeira, porque é dia de eleição. Passamos para o dia 29. Aqueles que não puderem participar da carreata podem aguardar na rua Tietê para poder vir com o carro até a frente do santuário e receber uma bênção”, orientou. No ano passado, mais de mil veículos percorreram as ruas do município.

Durante as celebrações, sinos serão abençoados
Durante as celebrações, sinos serão abençoados | Foto: Pedro Marconi

No mesmo dia, que é um domingo, depois da missa das 16h, vai ocorrer a bênção dos sinos pelo arcebispo da Arquidiocese de Londrina, dom Geremias Steinmetz. São três sinos: um dedicado aos padres Carlistas, outro à Nossa Senhora Aparecida e o último ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de Londrina. “Há alguns anos foi construída a torre com o projeto de se colocar sinos. Adquirimos os três sinos para colocarmos na torre, que também terá dois relógios, sendo para frente e outro para trás para que marque as horas do dia e recorde a importância da fé no nosso dia”, ressaltou.

NOVENA

No dia 12 de outubro, data da Padroeira do Brasil e feriado nacional, a programação será extensa, iniciando à 0h com o terço. Ao longo do dia serão sete missas e a noite procissão pelo bairro e a coração da imagem de Nossa Senhora Aparecida na igreja. Antes, de dois a dez de outubro, terá a novena, sempre às 19h30, e aos sábados e domingos às 18h30.

“A participação de Nossa Senhora Maria de Nazaré está na história de Jesus, na história da salvação da humanidade. A presença dela (é vista) em momentos fortes da vida de Jesus, no seu nascimento, mas também na infância, na juventude, na morte e ressurreição. Podemos ver a presença de Maria na vida da Igreja que nasceu sob a proteção dela, com a presença dela. Essa presença deve sempre ser o primeiro elemento a valorizarmos numa festa de alcance nacional como é a de Nossa Senhora Aparecida”, refletiu dom Geremias.

Imagem ilustrativa da imagem Festa da Padroeira em Londrina vai destacar os 90 anos da cidade
| Foto: Pedro Marconi

ANO JUBILAR

O arcebispo também pontuou que as celebrações vão trazer a vivência do Ano Jubilar de 2025 na Igreja Católica, proposto pelo Papa Francisco, que terá a mensagem central sobre a esperança. “A fé é muito importante porque ela alimenta a nossa esperança. Não tem como viver sem esperança e a ‘esperança não decepciona’. A esperança é justamente o que fez Nossa Senhora ser levada ao céu em corpo e alma, demonstrando aquilo que nós também podemos esperar para todos. Nossa esperança é que todos estaremos em Deus assim como ela está.”

PROGRAMAÇÃO EM 12 DE OUTUBRO

0h – Terço dos homens

5h – Missa com padre Laurindo Lopes da Silva

7h – Missa com padre Alexandre Alves

9h – Missa com dom Manoel João Francisco (bispo emérito de Cornélio Procópio)

10h30 – Missa com dom Luiz Soares Vieira (arcebispo emérito de Manaus)

12h - Bênção das crianças

13h30 – Missa com padre Joel Medeiros

15h – Missa com dom Geremias Steinmetz

17h – Missa com dom Geremias Steinmetz

18h – Procissão luminosa

19h – Coroação de Nossa Senhora