Uma grande festa está sendo preparada no Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná, localizado na Vila Nova, em Londrina. Neste ano, além do retorno de tradições como a procissão luminosa, a coroação de Nossa Senhora Aparecida e as quermesses, as festividades também celebram o Jubileu de Platina (70 anos como Paróquia) e Jubileu de Prata (25 anos como Santuário).

Diferente dos anos anteriores, a Festa da Padroeira 2022, cujo tema é “Maria, educadora e missionária”, também não terá restrições de público e a expectativa é reunir mais de 40 mil pessoas no decorrer dos doze dias de celebrações.

“Essa programação marca a retomada de várias tradições que haviam sido suspensas durante a pandemia (de coronavírus) e marca a valorização da mãe de Jesus, que tanto bem faz para o nosso povo, trazendo sobretudo humanidade, misericórdia, fé e uma compreensão sempre realista das dificuldades do nosso povo. E, por tudo o que ela significa nos evangelhos e na história da igreja, certamente faz muito bem ao coração religioso”, disse o arcebispo dom Geremias Steinmetz, durante a divulgação do evento nesta quarta-feira (14).

Imagem ilustrativa da imagem Festa da Padroeira em Londrina terá procissão luminosa e quermesse
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

NOVENA E BENÇÃO DE CARROS

As festividades da Festa da Padroeira terão início no dia 1 de outubro, com peregrinação da Pastoral Familiar e uma missa celebrada por dom Geremias Steinmetz, às 18h30. Entre os dias 2 e 10, será realizada a tradicional novena à padroeira, com missas em dois horários, com exceção no primeiro dia (02), que terá uma missa às 16h, celebrada pelo novo bispo de Cornélio Procópio, dom Marcos José.

No dia 9 de outubro, acontecerá uma carreata seguida de benção dos carros. Uma missa será celebrada às 9h, na Paróquia São Luiz Gonzaga, na zona leste de Londrina, e em seguida haverá uma carreata em procissão até o Santuário, onde haverá a benção dos carros a partir das 11h.

Pelo segundo ano, a programação também incluirá a troca do manto da imagem de Nossa Senhora Aparecida, prática realizada anualmente no Santuário Nacional de Aparecida. A cada ano, uma família da comunidade doa o novo manto à imagem. “É uma tradição muito bonita, de envolvimento da comunidade na devoção à nossa Senhora e que com os anos vai criar um verdadeiro movimento cultural”, comenta dom Geremias.

Imagem ilustrativa da imagem Festa da Padroeira em Londrina terá procissão luminosa e quermesse
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

QUERMESSE

Outra tradição bastante aguardada pelos fiéis é a quermesse, que nesta edição acontecerá nos fins de semana do dia 1° (a partir das 17h) e 2 de outubro (a partir das 15h), e nos dias 8 e 9, nos mesmos horários. “É um momento de convivência, para que as pessoas possam vir à missa e se congregarem, o que acontecia muito antigamente. Neste ano, participarão entidades sociais que irão comercializar os alimentos para arrecadar recursos”, afirma padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário.

Já a programação do dia 12 começa à 0h, com a oração do terço dos homens. Ao longo do dia serão celebradas sete missas, com destaque às 12h, quando haverá a consagração das crianças, atividade que esteve suspensa nos últimos dois anos, assim como a procissão luminosa e a coroação de Nossa Senhora Aparecida, após a missa das 17h.

"Maria foi humana igual nós. Sofreu, chorou, passou por dificuldades e, por isso, nós temos tanta afinidade com a nossa Senhora. Primeiro, por ser uma mulher que foi igual a nós, depois uma mulher que também passou por superações. Todos nós temos que superar, temos que vencer, temos que lutar, temos que nos guiar. Então, quando nós olhamos para Maria, olhamos primeiramente esse aspecto humano, depois o aspecto de que é possível e também o aspecto de Maria, mãe acolhedora, que nos educa nesta caminhada", destaca o pároco.

VOLUNTÁRIOS

Com a estimativa de receber um grande público, padre Trisltz destaca que as pastorais sociais do Santuário estão pedindo que cada fiel leve 1 kg de alimento não perecível, que serão doados para entidades assistenciais. Também é esperada a participação de voluntários para todos os dias de festa.

Segundo o arcebispo dom Geremias já são 250 inscritos, mas é preciso de mais ajuda. “A movimentação diária é bastante intensa e precisamos de pessoas que ajudem na recepção, na praça de alimentação, na parte da limpeza, organização, assim como precisamos de cantores, leitores, ou seja, pessoa à disposição”, comenta. Para se inscrever, basta ligar na secretaria paroquial, registrar o nome e os dados de contato, além de informar em qual período gostaria de ajudar, se de manhã, de tarde ou de noite.

PROGRAMAÇÃO

01/10

18h30 – Abertura: Peregrinação da Pastoral Familiar com missa celebrada pelo arcebispo Dom Geremias Steinmetz

02 a 10/10 – Novena a Nossa Senhora Aparecida, com missas às 7h e às 19h (às 18h30 no sábado e domingo)

02/10 – Com Maria, construir uma igreja em saída

03/10 – Com Maria, construir uma igreja participativa

04/10 – Com Maria, construir uma igreja em Comunhão

05/10 – Com Maria, construir uma igreja que acolhe

06/10 – Com Maria, construir uma igreja de diálogo

07/10 – Com Maria, construir uma igreja fraterna

08/10 – Com Maria, construir uma igreja humana

09/10 – Com Maria, construir uma igreja amiga dos necessitados

10/10 – Com Maria, construir uma igreja com renovado ardor missionário

09/10 – Carreata e Bênção dos carros

8h – missa na paróquia São Luiz Gonzaga

9h – saída da carreata em procissão até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida

11h – previsão de início da bênção dos carros

11/10 – Vésperas Solenes e troca do manto da imagem de Nossa Senhora Aparecida com celebração de Dom Geremias Steinmetz

12/10

00h – Terço dos homens

5h – missa

7h – missa

9h – missa

10h30 – missa

12h – Consagração das crianças

13h30 – missa

15h – missa celebrada pelo arcebispo Dom Geremias Steinmetz

17h – missa celebrada pelo arcebispo Dom Geremias Steinmetz seguida de Procissão e Coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida

*Haverá arrecadação de alimentos não perecíveis nas missas do dia 12. Também podem ser doadas fraldas geriátricas.

Serviço: Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (43) 3329-1039 e (43) 99992-3050.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1