A festa da Padroeira celebrada todos os anos no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, em Londrina, terá uma programação adaptada neste ano em consequência da pandemia da Covid-19. Além das medidas preventivas como o distanciamento social, uso de álcool gel e aferição de temperatura, as celebrações serão limitadas a 250 participantes (30% da capacidade de público), que deverão fazer um agendamento prévio pela internet.

Imagem ilustrativa da imagem Festa da Padroeira em Londrina terá celebrações adaptadas
| Foto: Roberto Custódio

A programação foi divulgada nesta segunda-feira (21) pelo arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz, e pelo padre Rodolfo Trisltz. Para participar, os fiéis deverão se cadastrar em um link que estará disponível nas páginas da Arquidiocese de Londrina e do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina. Também haverá um QR nas redes sociais (Faceboook, Instagram e YouTube) para gerar o link.

É necessário preencher um cadastro e imprimir o voucher que será enviado via e-mail. Ele deverá ser apresentado no dia e horário da missa e cada pessoa terá acesso somente a uma celebração. No dia 12 de outubro, serão realizadas sete missas ao longo do dia. A benção das crianças acontecerá on-line, às 16h30, com transmissões pelas redes sociais do Santuário.

O momento mais esperado da festa, a Coroação de Nossa Senhora, também será transmitida pelos canais da Arquidiocese e do Santuário, a partir das 20h. “Teremos câmeras 360º para que todos possam ter uma visão geral, de toda a Igreja”, comenta o Pe. Trisltz. As celebrações contarão ainda com a participação dos bispos Dom Manoel João Francisco, de Cornélio Procópio, e de Dom Antônio Braz Benevente, de Jacarezinho.

A tradicional benção dos carros também será diferente neste ano. Uma carreata está programada para o dia 11 de outubro, às 9h, com saída da paróquia Jesus Cristo Libertador, na zona norte, até o Santuário, onde os veículos e condutores receberão a benção. “Em vez de procissões, vamos aproveitar a carreata para abençoar as pessoas”, diz o pároco. A carreata será conduzida pelo padre Luiz Carlos Senigália.

Homenagem

Com o tema “Mãe Aparecida – Intercessora da Saúde”, os profissionais de saúde serão os grandes homenageados na 23ª Celebração da Padroeira. Dom Geremias destacou os profissionais que atuam na linha de frente e também todas as pessoas que passaram a ser cuidadores em casa.

“É um momento extremamente delicado da vida em todo o mundo e nesse ano, as atenções não só na questão das orações, mas do sentimento do nosso povo estão, de fato, voltadas para os profissionais da saúde, que são tantos e que trabalham muito, o tempo todo. Até tivemos quem perdeu a vida. Isso será especialmente lembrado nas celebrações”, destacou Dom Geremias.

O arcebispo lembrou que por conta da pandemia, há um contingente muito maior de pessoas precisando de cuidados. “Enquanto Igreja precisamos também alertar as famílias, a população, sobre os cuidados com crianças, idosos e pessoas com comorbidades. A gente vai percebendo que a pandemia vai se estendendo, mas a vida precisa continuar. Estamos chamando atenção para uma realidade em defesa da vida, especialmente para aqueles que demandam ainda mais cuidados. É uma gama de reflexão que precisa ser apresentada”, afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Festa da Padroeira em Londrina terá celebrações adaptadas
| Foto: Divulgação/Fabio Luporini

Peregrinos

Tradicionalmente, a Festa da Padroeira recebe mais de 30 mil fiéis de várias regiões do País e muitos se preparam para fazer uma peregrinação até o Santuário, no Dia da Padroeira. Porém, neste ano, a orientação é para que essas pessoas se programem para visitar o Santuário durante a semana e não no dia 12 de outubro.

As salas de velas e de promessas, que em edições anteriores têm acesso livre durante todo o dia, estarão fechadas, assim como as barracas no lado externo do Santuário. “A igreja está de portas abertas todos os dias, das 6h às 21h. Pedimos para que as pessoas venham durante a semana para fazer suas orações, se confessarem. Dessa forma, evitamos aglomerações”, reforçou.

Programação:

02 a 10 de outubro

19h30 – novenas com participação de profissionais representantes dos serviços, instituições e entidades de saúde de Londrina

11 de outubro

9h – Carreata e benção dos carros, saindo da paróquia Jesus Cristo Libertador (conjunto Maria Cecília) com chegada ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida

12 de outubro

5h – Missa com padre Alexandre Alves dos Anjos Filhos, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina

7h – Missa com padre José Rafael Solano Dúran, vigário geral da Arquidiocese de Londrina

9h – Missa com Dom Manoel João Francisco, bispo de Cornélio Procópio

11h – Missa com Dom Antônio Braz Benevente, bispo de Jacarezinho

13h – Missa com Missionários Redentoristas

15h – Missa dos Enfermos com Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina

16h30 - Benção das crianças (on-line)

18h – Missa com Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina (transmissão pela TV Evangelizar)

20h - Coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida (on-line)

*A participação em missas e novenas deverão ser agendadas

Link para agendamento: https://web.desenvol.com.br:8021/EventosAge/$/start/?PRI=KNMC&SEC=35&TER=0