Imagem ilustrativa da imagem Festa da Padroeira deve reunir mais de 30 mil fiéis em Londrina
| Foto: Divulgação

O Santuário Nossa Senhora Aparecida, localizado na Vila Nova (região central de Londrina), realiza os últimos ajustes para a grandiosa Festa da Padroeira, no próximo sábado (12). As homenagens à padroeira do Brasil são uma das mais tradicionais entre os católicos.

O Santuário em Londrina deverá receber mais de 30 mil fiéis de várias cidades brasileiras. “Temos centenas de pessoas que vêm em romaria”, conta uma das coordenadoras do evento, Lilian Strass Miatto.

O dia todo será de celebrações. As missas terão início às 5h e a última está marcada para começar às 18h. Em seguida haverá uma procissão luminosa e a coroação de Nossa Senhora Aparecida, o momento mais aguardado da festa.

O público contará com uma infraestrutura para alimentação e aquisição de artigos religiosos. Também há uma programação para crianças, confessionário e a tradicional benção dos carros. “Pelo grande volume de veículos, a benção será realizada na rua Tietê, a partir das 12h. Esperamos a participação de aproximadamente três mil carros”, diz.

Imagem ilustrativa da imagem Festa da Padroeira deve reunir mais de 30 mil fiéis em Londrina
| Foto: Divulgação

Segundo o padre Rodolfo Gabriel Trisltz, vigário na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e responsável pela festa, a celebração da data é pela grande intercessão que a padroeira tem com as pessoas.

“Maria é aquela que pede junto ao seu filho em prol daqueles que buscam seu auxílio. As pessoas vêm agradecer graças alcançadas e fazer pedidos”, comenta, r informando que o santuário possui uma sala de promessas, onde muitos devotos trazem objetos após terem seus pedidos atendidos. “Devemos ter cerca de quatro mil peças”, completa.

ORIGEM

Essa é a 22ª edição do evento e os preparativos ficam por conta de 800 voluntários, que desde o mês de maio estão envolvidos na organização. A Festa da Padroeira surgiu com uma singela celebração em 1991, idealizada pelo pároco na época, Adelino de Carli.

No decorrer dos anos, a festa foi crescendo, atraindo devotos de todos os cantos e hoje, a programação tem início dez dias antes da festa, com as novenas diárias. Neste ano, mais de mil pessoas participaram das novenas durante a semana.

“Um pedido especial que tenho feito para Nossa Senhora Aparecida pensando na sociedade atual é para que as pessoas consigam encontrar a paz, o bom senso e o respeito pela opinião do outro. Peço respeito à devoção e à fé de cada um porque para Deus não existem diferenças, todos têm o seu lugar. Que Nossa Senhora cubra com seu manto todas essas situações e que abençoe o Brasil”, finaliza.

Nesta quinta (10), uma carreata sairá às 15h30 da Igreja Matriz de Cambé (rua Espanha, 289) até o Santuário em Londrina. O grupo percorrerá o trajeto com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que mede mais de dois metros de altura. Interessados podem acompanhar o grupo.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 12

7h às 17h - Confissão e benção dos objetos

12h - Benção dos carros na rua Tietê

12h - Consagração das crianças (dentro da Igreja)

12h30 - Terço dos homens (na extensão do Santuário, ao lado do colégio)

19h - Procissão luminosa

20h - Coroação

Horário das missas:

5h – Pe. Jorge Guillermo A. Santisteban

6h15 – Pe. Humberto L. Nonato Gema

7h30 – Pe. Josenildo Dias Pires

9h – Pe. José Luis Primão

10h30 – Pe. Vandemir Alberto Araujo

13h30 – Pe. José Rafael Solano Durán

15h – Pe. Joel Ribeiro Medeiros

16h30 – Pe. Gelson Luiz Mikuszka

18h – Pe. Rodolfo Gabriel Trisltz

SERVIÇO - O Santuário Nossa Senhora Aparecida fica na rua Grajaú, 257, na Vila Nova. Mais informações pelo fone: (43) 3329-1039.