Os decretos emitidos durante a pandemia proíbem eventos que possam causar aglomeração, no entanto, algumas pessoas decidiram organizar uma festa sem autorização em uma chácara localizada no distrito da Warta (zona Norte). Mais de 200 pessoas estavam no local, entre elas, três adolescentes. A Guarda Municipal de Londrina e Polícia Militar interromperam o evento.

Imagem ilustrativa da imagem Festa com mais de 200 pessoas é interrompida em chácara em Londrina
| Foto: N.Com/Divulgação

O secretário municipal de Defesa Social, o coronel Pedro Ramos, contou que o local da festa já era conhecido. “Nós já vínhamos monitorando esse espaço há algum tempo e as informações foram complementadas por denúncias. Com apoio da secretaria de Fazenda e da Polícia Militar, conseguimos fazer a abordagem do maior número de pessoas, identificar os organizadores e proprietários”, menciona.

Proprietário e organizadores foram levados à delegacia. A Secretaria da Fazenda lavrou três autos de infração, dois em nome dos organizadores e um em nome do proprietário da chácara. O local também vai ficar interditado por sete dias.

Desde o início da pandemia, os eventos estão limitados na cidade a título de evitar maior disseminação do coronavírus. O coronel explica que eventos só podem ser realizados com autorização da Saúde, em que é apresentado um projeto incluindo cuidados e quantidade de participantes, que também é limitado ao número máximo de 25 pessoas, seguindo decreto estadual.

No entanto, eventos clandestinos ocorrem e o secretário afirma que a Guarda Municipal de Londrina tem feito fiscalizações e atendimentos, independente da região da ocorrência. “Não há discriminação no atendimento das ocorrências, todas as denúncias que chegam são atendidas, independente da região ou condição social da pessoa que está organizando”, afirma.

O objetivo é evitar que o evento ocorra, por isso, a GM tem monitorado as divulgações de festas clandestinas em redes sociais e chegado ao local antes do início. “A gente se prepara para chegar antes e evitar a aglomeração, mas alguns já têm percebido esse trabalho da GM, estão anunciando com data diferente e com alguma marcação denotando que será em data diferente. Na medida em que a gente intensifica a fiscalização, eles aperfeiçoam a forma de burlar isso”, comenta.

Para este final de semana, a Guarda Municipal já está monitorando os anúncios e divulgação de festas e eventos na cidade.

OPERAÇÃO AIFU

Além da festa clandestina na chácara, mais dez locais foram visitados entre a noite de sexta-feira (29) e madrugada de sábado (30) pelas equipes da Operação Aifu (Ação Integrada de Fiscalização Urbana) . O resultando foi a lavratura de sete autos de notificação para adequações às normas dos decretos, cinco autos de infração e três autos de interdição.

Dois bares localizados na região central foram flagrados com aglomeração de pessoas, ou seja, não respeitando as normas de distanciamento social estipuladas pelo decreto municipal 1352/2020. Em um dos estabelecimentos o Conselho Tutelar identificou a presença de uma adolescente alcoolizada. Diante do fato o responsável pelo local foi encaminhado para delegacia.

A operação tem a participação da Guarda Municipal de Londrina, Polícia Militar, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Secretaria Municipal de Fazenda, Secretaria Municipal do Ambiente, Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar.

DEMAIS OCORRÊNCIAS
Ainda durante à noite de sexta e madrugada deste sábado outras equipes da Guarda Municipal seguiram no atendimento às denuncias que chegavam à central 153. Ao todo, quatro estabelecimentos foram flagrados com aglomeração de pessoas ou funcionando fora do horário estipulado pelo decreto. Foram feitos quatro autos de infração e quatro autos de interdição por sete dias.

DENUNCIE
Em caso de necessidade, a população pode ligar para a central 153. Denúncias podem ser enviadas para o WhatsApp (43) 9 9995-0272. A GM informa que o celular disponibilizado não atende chamadas e que, para efetivação da denúncia, o solicitante deverá fornecer informações detalhadas. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.