Festa alegra crianças e muda rotina no Instituto do Câncer
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 07 de outubro de 1997
Adriana De Cunto Londrina 
Mário CésarMomentos de alegriaCerca de 50 pacientes participaram das comemorações do Dia das Crianças: presentes e diversãoAs crianças atendidas pelo Instituto do Câncer de Londrina (ICL) tiveram uma manhã diferente ontem. Os remédios e procedimentos médicos foram trocados por bexigas, cachorro quente, doces, presentes e muita diversão. É a festa do Dia da Criança, promovida há 10 anos pela administração do hospital, com ajuda dos funcionários e grupo de voluntários.
Das 120 crianças atendidas pelo hospital, cerca de 50 - de bebês a pré-adolescentes - participaram da comemoração, realizada no anfiteatro do ICL.
Do total de pacientes, apenas dois estão internados no hospital. O restante tem que comparecer ao Instituto do Câncer periodicamente para as sessões de quimioterapia ou outros procedimentos terapêuticos.
Segundo a assistente social Celestina de Souza Campos, uma das organizadoras da festa, a maioria das crianças atendidas pelo ICL sofrem de leucemia. São crianças de Londrina e várias cidades do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O Instituto do Câncer atende pacientes de 350 municípios, diz a assistente social.
Ela comenta que a festa tem como objetivo alegrar o cotidiano dos pacientes que normalmente só vão ao hospital para se submeter a tratamentos difíceis e muitas vezes dolorosos. Nós queremos mostrar para as crianças o outro lado do hospital. Um lado mais alegre, comenta. Hoje (ontem) eles querem vir ao hospital. Pedem para aos pais que venham aqui, comentou a assistente social.
A festa de ontem começou com a apresentação do grupo de teatro londrinense Professor Galileu e Seus Amigos. Fábio Galileu Fioravante, que representa o Professor Galileu, conta que a apresentação foi gratuita. É uma forma de alegrar as crianças, diz o ator.
Aline Nunes dos Santos, 8 anos, diz que faz tratamento no Instituto do Câncer de Londrina há três anos e já frequentou outras festas em comemoração ao Dia da Criança. Ela comenta que é muito melhor ir ao hospital para comer doces e brincar do que para receber o medicamento. Aline mora com a família no jardim Leste-Oeste (zona oeste) e cursa a 2ª série primária.
Estela Machado Luizeto, de 8 anos, veio de Cianorte (Norte do Estado) com os pais, ontem, para um exame completo no Instituto do Câncer de Londrina. Após mais de dois anos de tratamento, a menina recebeu alta e agora vem ao hospital a cada dois meses para o exame. Ela aproveitou para participar da comemoração. Eu gosto da comida, diz a garota.
Nilza Machado Luizeto, mãe de Estela, ressalta que as festas do Dia da Criança são uma boa oportunidade para rever os amigos do Instituto. É que durante os dois anos em que a filha esteve em tratamento, elas acabaram fazendo amizade com outros pais e crianças. Nilza fala sobre a solidariedade entre os familiares de pacientes: Aqui, os pais são unidos e se ajudam bastante. E é bom ver que muitas crianças estão bem e saudáveis.


