Nilza Barco passeia com Chubacca duas vezes por dia, mas evita o sol forte
Nilza Barco passeia com Chubacca duas vezes por dia, mas evita o sol forte | Foto: Micaela Orikasa - Grupo FOLHA

Com as altas temperaturas do verão, qualquer passeio para tomar um ar puro é um convite irrecusável, ainda mais quando se tem a companhia daqueles que se tornaram os melhores amigos do homem: os pets.

Nas ruas de Londrina, a cada esquina encontramos famílias passeando com os animais, especialmente na zona sul, onde as moradias em apartamentos fazem com que as pessoas criem uma rotina de passeio e higiene com os cães.

Esse é um dos pontos que os veterinários destacam para este período do ano, marcado pelas altas temperaturas e férias. É importante manter a rotina dos pets como horários de alimentação, passeios e brincadeiras.

"Sabemos que durante o verão é comum que as pessoas estejam mais ativas para fazer determinados passeios na companhia da família e dos pets, porém, além do animal passar por um check-up veterinário, é importante que os tutores estejam atentos às exigências regulamentares para transportes terrestres e aéreos, e que o local escolhido não possua nenhuma espécie de parasita ou que o pet esteja protegido contra eles," explica a médica-veterinária Priscila Rizelo, da Royal Canin Brasil.

Nilza Barco passeia com “Chubacca”, pelo menos, duas vezes no dia. “Ele acostumou a fazer sujeira fora de casa e como moramos em um apartamento, acho fundamental manter essa rotina de caminhar com ele pela manhã e à tarde, depois que o sol forte foi embora”, diz.

Chubacca foi adotado há três anos pelo filho de Barco, mas acabou se tornando um grande companheiro para ela, que também faz questão de levá-lo a cada 15 dias para o pet shop. “Fizemos um pacote que inclui consultas veterinárias nessas idas para o banho e tosa. Foi uma boa forma de mantermos um check-up com o veterinário”, conta.

PICADAS E ALERGIAS

O CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo) faz um alerta para manter a saúde e bem-estar dos animais de a estimação durante os passeios no verão. De acordo com o médico-veterinário Otavio Verlengia, com o aumento da temperatura “os animais podem começar a pegar mais parasitas, como carrapatos e pulgas”, que têm seus metabolismos acelerados e se proliferam pelas áreas gramadas.

Verlengia ressalta que os tutores também devem ficar atentos para que os pets também não sejam alvo de formigas ou abelhas, “o que normalmente causa alergias preocupantes nos pets”. Alergias também podem ser causadas pelo pólen, ocasionando espirros e o desenvolvimento de rinites.

As plantas e flores ainda podem representar outro perigo aos animais de estimação. De acordo com o médico-veterinário, a ingestão de algumas delas pelos pets pode desencadear problemas graves. As espécies mais comuns em parques e jardins na estação e podem ser perigosas se ingeridas são a azaleia, o bico-de-papagaio, a comigo-ninguém-pode, o crisântemo, a dama da noite, e o lírio.

Quando a família de Félix Ribeiro viaja, Sushi fica sob a responsabilidade de uma cuidadora de confiança
Quando a família de Félix Ribeiro viaja, Sushi fica sob a responsabilidade de uma cuidadora de confiança | Foto: Micaela Orikasa - Grupo FOLHA

O dentista Félix Ribeiro comenta que a família passeia todos os dias com o “Sushi” e que procuram sair de casa bem cedinho, para evitar o sol forte. “Também procuramos manter hábitos de higiene, lavando sempre as patinhas dele ao voltarmos da rua”, comenta.

Sushi também frequenta o veterinário com frequência e, quando a família viaja, o animal fica sob a responsabilidade de uma cuidadora de confiança. “Estamos com ele há sete anos e eles merecem toda essa atenção porque são ótimos companheiros e não dispensam um carinho. Acho que a relação entre os humanos e animais é muito bonita”, destaca. (Com CRMV-SP e Royal Canin)

Imagem ilustrativa da imagem Férias com os pets sem abrir mão dos cuidados
| Foto: Folha Arte