Começa hoje e vai até o próximo dia seis a Operação Finados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Estadual (PRE). A estimativa é que os acidentes registrados nas estradas este ano – em virtude do movimento no feriadão – diminua, já que o Dia dos Finados acontece amanhã. ‘‘Muitas pessoas trabalham na sexta-feira e no sábado’’, acredita o sargento Vilmar Garcia, da PRE. Mesmo assim, ele garante que o policiamento será reforçado e cerca de mil homens estarão trabalhando durante o feriado.
No ano passado, quando o Dia do Finados aconteceu numa terça-feira, a PRE registrou 167 acidentes nas rodovias estaduais, com 15 mortos e 145 feridos. Para tentar diminuir esse número, a PRE vai reforçar o policiamento e promover uma escala extra durante o final de semana. A expectativa é que o movimento nas estradas comece a aumentar a partir de amanhã.
Para garantir a segurança, a PRF também vai reforçar o efetivo com motos, viaturas operacionais, três viaturas especiais de resgate em caso de salvamentos, além de três radares para combater o excesso de velocidade.
A PRF e a PRE recomendam prudência para quem vai viajar neste feriado. O superintendente da PRF, inspetor Hélio Cardoso, adverte aos motoristas que controlem a velocidade e façam um check-up no carro verificando a parte elétrica e a documentação antes de viajar.
E para quem vai permanecer na capital neste feriadão, é preciso ficar atento ao que abre e fecha na sexta-feira e no sábado (ver quadro) e também ao movimento nos cemitérios. A prefeitura vai reforçar o transporte para atender os 20 cemitérios da cidade. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, cerca de 600 mil pessoas devem visitar os cemitérios municipais e particulares durante o feriado.
Os visitantes devem prestar atenção também no preço das flores. Pesquisa da Coordenadoria e Defesa do Consumidor (Procon) apontou diferença de 560% no valor do produto.