A Prefeitura de Londrina informa como fica o funcionamento dos serviços municipais durante o feriado do Dia de Tiradentes, celebrado nesta sexta-feira (21). Não haverá expediente na sede da Prefeitura e secretarias municipais, bem como nos demais órgãos e autarquias, como o Procon-LD, Caapsml e CMTU. Os serviços essenciais, como de saúde, fiscalização e defesa social, estarão funcionando.

SAÚDE

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Sabará, na zona oeste, que atende exclusivamente os casos de dengue, estará aberta no feriado, com funcionamento 24h por dia.

As Unidades Básicas de Saúde exclusivas para os casos de dengue (Maria Cecília, Vivi Xavier, Ideal, Ouro Branco e Santiago) também estarão abertas na sexta (21) e no sábado (22), das 7h às 19h.

No domingo (23), o estadiamento de dengue pode ser feito na UPA Sabará, 24h por dia, e no Pronto Atendimento do Leonor, 24h, e no PA do União da Vitória, das 7h às 23h.

A UPA do Jardim do Sol, assim como o PAI (Pronto Atendimento Infantil) estarão funcionando 24 horas por dia. O atendimento também ocorrerá normalmente no plantão do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) 3, Maternidade Municipal Lucilla Balallai e Samu. O PA do Jardim Maria Cecília (18h) abrirá das 7h à 1h, enquanto o PA do União da Vitória (16h) atenderá das 7h às 23h.

Ficarão fechados o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), a Policlínica Municipal, o Caps 1 e o Caps AD e as UBS, com exceção das que atendem os casos de dengue.

DEFESA SOCIAL

O trabalho operacional da Guarda Municipal funcionará normalmente, com patrulhamento das áreas públicas, espaços de lazer, parques, praças, lagos, pistas de caminhada, ciclovias, academias ao ar livre e demais espaços similares.

Todos estes serviços operacionais da GM funcionam 24 horas por dia e a comunidade pode fazer denúncias e registrar ocorrências por meio dos telefones 153 (Guarda Municipal) e 199 (Defesa Civil), assim como pelo aplicativo 153 Cidadão.

PARA MULHERES

A secretaria municipal de Políticas para Mulheres ficará fechada, com exceção do plantão do CAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), que funciona 24 horas, na Avenida Santos Dumont, 408.

As mulheres que tenham sofrido ameaças de morte relacionadas à violência doméstica e familiar durante esse período, e que não possuam outro local para abrigo, devem se dirigir à Central de Flagrantes do 2º Distrito Policial (Avenida Santos Dumont, 422). A equipe do 2º DP fará o contato com os técnicos do CAM, para o encaminhamento das vítimas.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Central de CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), localizada na sede da secretaria municipal de Assistência Social, não abrirá no feriado, mas atenderá no sábado (22). Já o Serviço Especializado em Abordagem Social funcionará no Dia de Tiradentes, das 8h às 21h, pelo telefone (43) 99991-4568.

Os Conselhos Tutelares, de todas as regiões de Londrina, atenderão em plantão de 24 horas. É possível contatá-los por meio do telefone (43) 99991-6752. A lista completa com os telefones pode ser conferida no Portal da Prefeitura.

RESTAURANTE POPULAR

O Restaurante Popular (rua João Cândido, 14, ao lado do Terminal Urbano Central) estará fechado no feriado e volta a atender na segunda-feira (24).

PARQUE ARTHUR THOMAS

Não haverá expediente na sede da Sema (secretaria municipal do Ambiente), mas o Parque Arthur Thomas funciona nos feriados e fins de semana para o público em geral. A entrada fica na Rua da Natureza, 155, no Jardim Piza. O horário de funcionamento é terça a domingo, das 8h às 17h.

TRÂNSITO

Nos departamentos da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) que desempenham serviços essenciais, como fiscalização de trânsito, o atendimento será em regime de plantão, em escala reduzida.

Os ônibus do transporte coletivo circularão com as tabelas de horários relativas aos feriados. No sábado (22) e domingo (23), as partidas ocorrerão conforme a escala específica para esses dias da semana.

O Terminal Rodoviário de Londrina terá expediente somente das equipes operacionais, com recesso dos trabalhos no setor administrativo.

COLETA DE LIXO E RECICLÁVEIS

A coleta dos resíduos orgânicos e do rejeito será realizada normalmente, percorrendo os bairros já atendidos às sextas-feiras.

Já o recolhimento do material reciclável (que seria feito no feriado) será transferido para segunda.

Os Pontos de Entrega Voluntária dos bairros Nova Conquista (zona leste) e Vista Bela (zona norte) estarão fechados para o recebimento de descartes. No sábado, o funcionamento será das 8h às 15h, com retomada do atendimento na segunda-feira.

LIMPEZA

As ações de limpeza e manutenção de áreas públicas, como varrição e capina do mato, serão interrompidas na sexta-feira e no domingo. No sábado, haverá atividades de lavagem de vias e asseio de áreas de lazer.

FEIRAS LIVRES

As feiras livres e feiras noturnas serão realizadas regularmente, com presença facultativa dos comerciantes. Mais informações sobre o funcionamento das atividades podem ser obtidas pelo telefone (43) 3379-7900, até das 17h de quinta-feira (20).

EDUCAÇÃO

Escolas centros municipais de Educação Infantil ficam fechados no feriado. Os Centros de Educação Infantil filantrópicos e conveniados seguem calendário próprio.

FAZENDA

A Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda, que fica no prédio da Prefeitura de Londrina, não terá expediente nesta sexta-feira (21) e reabre na segunda (24), às 9h. O atendimento presencial deve ser agendado com antecedência através do Portal da Prefeitura ou pelo telefone (43) 3372-4424.

CULTURA

As bibliotecas públicas municipais estarão fechadas no feriado e voltam a atender normalmente na próxima semana. A Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza tem expediente de segunda a sexta, das 7h30 às 18h. A Biblioteca Eugênia Monfranati, situada na região sul, atende de segunda a sexta, das 8 às 17h. A Biblioteca Infantil, das 8h às 18h, também durante a semana, as bibliotecas Padre Adelino de Carli e do CEU (Centro de Esportes Unificados), das 8h às 14h, e a Lupércio Luppi das 8h às 18h.

TRABALHO

A secretaria do Trabalho, Emprego e Renda está com todos os serviços disponíveis pela internet, inclusive para acesso no feriado. O atendimento presencial retoma normalmente após o feriado, por meio de agendamento pelo site www.londrina.pr.gov.br/trabalho . A secretaria funciona das 8h às 14h e a agenda semanal é aberta todas as quintas-feiras, às 8h.

PROCON

O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina fica fechado. Informações, denúncias ou reclamações podem ser feitas por e-mail - [email protected].

ACESF

O atendimento a funerais da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina segue normalmente. Somente a equipe administrativa não terá expediente no feriado.

(Com informações do N.Com)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.