Fenômeno provoca êxodo rural
PONTA GROSSA - Um dos principais problemas da oferta de trabalho no Estados Unidos é o êxodo rural no município. Pequenos agricultores estão deixando de plantar, chegando em alguns casos a vender suas propriedades para se aventurar nos Estados Unidos, seduzidos pela idéia de ganhar bastante dinheiro.
Cansados de trabalhar na lavoura, muitos lavradores estão seguindo os passos de outros reservenses e indo parar nos Estados Unidos.
A gravidade da situação já preocupa as autoridades municipais, que chegam a prever uma grande crise na agricultura de Reserva para um futuro bem próximo. O município tem sua economia baseada na agricultura, com aproximadamente 90% dos agricultores classificados como pequenos produtores.
Para exemplicar o êxodo rural, que já atinge também a população urbana, o prefeito Carlos Martins mostrou os números do último Censo.
De acordo com o IBGE, Reserva tem atualmente 23.300 habitantes, contra 26 mil do censo anterior. Segundo o prefeito, Reserva tinha mais de 30 mil habitantes, há cinco ou seis anos.
Nos últimos dois anos, o desemprego vem contribuído para que muitas pessoas deixem Reserva em busca de novas alternativas, como por exemplo o trabalho nos Estados Unidos.
(G.F.)

mockup