SoluçõesCerca de 300 pessoas estiveram no Caic ontem de manhã para visitar a feira:
ação comunitáriaA 1ª Feira de Saúde da Região Sul, realizada ontem no Caic da zona sul, expôs para população e visitantes os resultados do programa Prouni (Uma Nova Iniciativa na Educação dos Profissionais de Saúde - União com a Comunidade). Só na parte da manhã, cerca de 300 pessoas já tinham visitado os estandes sobre os trabalhos viabilizados através do programa que integra a Universidade Estadual de Londrina (UEL), comunidade da região sul e prefeitura através dos serviços de saúde. Mas a expectativa da coordenação do Prouni é que, até o final do dia, pelo menos 800 pessoas visitassem a feira.
‘‘Nosso objetivo é mostrar todas as ações que estão sendo realizadas para que a população tenha uma noção geral do trabalho, resultados e da importância deste programa’’, comenta a coordenadora do Prouni, representante da comunidade, Rosalina Batista. Nos estandes, associações de mulheres de vários bairros apresentaram artesanato, produção de alimentos alternativos, abordando, inclusive, a utilização de ervas medicinais.
Projetos direcionados para a conscientização da comunidade, como os de incentivo ao aleitamento materno, de prevenção contra o câncer de mama e de útero e importância do saneamento básico, também estavam representados nos estandes. Os temas dos projetos realizados pelo Prouni, enfatiza a professora da UEL e coordenadora do Prouni, Marli Vannuchi, são definidos levando em consideração o atendimento das prioridades da população da região, eleitas pelos próprios moradores.
Ela lembra que os objetivos do programa são dar outro enfoque a formação dos profissionais de saúde e modificar o modelo de assistência de saúde prestada pelo município. A meta é preparar os profissionais de saúde e o sistema de atendimento, priorizando a realidade vivida pela população e suas necessidades.
Entre os principais projetos do Prouni, está o PEEPIN (Projeto Especial de Ensino Prático Interdisciplinar e Multiprofissional). Através dele, equipes formadas por estudantes de cinco cursos da área de saúde da UEL analisam e descutem, junto com as comunidades dos bairros os seus problemas, elegem uma prioridade e elaboram propostas de soluções.

mockup