Imagem ilustrativa da imagem Feira do Peixe Vivo de Londrina movimenta a Praça Tomi Nakagawa
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Em busca de peixe fresco para o feriado de Sexta-Feira Santa (2), muitos consumidores estão movimentando a Praça Tomi Nakagawa, no centro de Londrina, onde acontece a 27ª Feira do Peixe Vivo. Nesta quinta-feira (1) de manhã, o movimento animou os piscicultores.

“A tarde também promete ser movimentada. Apesar do público não gostar muito de limpar o peixe em casa, muitos valorizam o frescor e aqui, todos podem escolher qual peixe levar e o que é melhor, pagando um preço justo”, conta Alessandro Alves Moreira.

Ele é piscicultor há 22 anos e participou de praticamente todas as edições da Feira. No melhor ano de vendas, Moreira chegou a comercializar sete toneladas de peixe. “Esse ano está mais fraco por conta da pandemia, mas minha expectativa é vender umas cinco toneladas. Até agora já forma quase duas (toneladas)”, diz.

Imagem ilustrativa da imagem Feira do Peixe Vivo de Londrina movimenta a Praça Tomi Nakagawa
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Quem deseja garantir o produto fresco tem até às 16h de sexta-feira (2). As opções são Tilápia, Bagre, Carpa, Pintado e Pacu com preços que variam de R$ 16 a R$ 30 o quilo.

Acostumada a frequentar a Feira do Peixe Vivo há mais de 10 anos, a moradora do jardim Campos Eliseos (zona sul) já tem o almoço do feriado garantido. Ela comprou um Pintado e uma Tilápia que serão preparados ao molho. “É a oportunidade que a gente tem de consumir um produto fresquinho. Vale muito a pena”, comenta.

A gerente de Comercialização da SMAA (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), Viviane Fernandes, ressalta que “a Feira do Peixe Vivo é uma tradição na cidade. Além de incentivar a população a consumir um alimento saudável é um canal de comercialização já esperado pelos produtores”, afirma. A expectativa da Secretaria é que, neste ano, sejam comercializadas 10 toneladas de peixes.

“Seria bom se essa feira fosse realizada duas vezes por ano porque, para nós produtores, é um ótimo canal de vendas e o público tem a vantagem de levar para casa um produto fresco, de qualidade e mais barato que nas peixarias”, afirma o piscicultor Italo Augusto Nunes. Ele participa da Feira há quatro anos e desta vez, trouxe os tanques cheios de Tilápia e Pacu.

A dona de casa Ivonete Gionco também saiu de casa nesta manhã para comprar Tilápia. Ela garante que o peixe é um ingrediente comum nas refeições do dia a dia. “É mais saboroso quando a gente compra fresco e eu não me importo de limpá-lo, não. Estou acostumada”, afirma. Sobre o preparo, Gionco diz que não segue nenhuma receita de tradição. “Costumo preparar no olho mesmo”.

Apesar de muitos já terem planos para o principal ingrediente do almoço do feriado, o vendedor Alessandro Moreira diz que sempre tem aqueles que pedem dicas. “Para a Tilápia e o Pacu, a dica é dar um banho de limão e deixar marinar por umas duas horas. Coloque sal grosso e leve ao forno espalmado (aberto), em fogo baixo. Para quem gosta, pode colocar vinagrete por cima que fica bom também”, indica.

A Feira do Peixe Vivo faz parte do projeto “Feira de Produtos de Época”, que integra a política de Segurança Alimentar do Município, realizada pela SMAA. O projeto visa disponibilizar aos produtores, espaços públicos para a venda de produtos no auge da produção. (Com N.Com)

Imagem ilustrativa da imagem Feira do Peixe Vivo de Londrina movimenta a Praça Tomi Nakagawa
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Serviço: A Feira do Peixe Vivo segue nesta quinta-feira (1º) até às 18h e no feriado de Sexta-Feira Santa (2) até às 16h. A Praça Tomi Nakagawa fica na rua Benjamin Constant, esquina com a Avenida Leste-Oeste.