As inscrições para quem deseja participar como expositor na I Feira Afro Criativo de Empreendedores Negros foram prorrogadas até domingo (17). Os interessados devem realizar o cadastro por meio do formulário disponível aqui.

A I Feira Afro Criativo é parte da programação do Mês da Consciência Negra e será realizada em Londrina, entre os dias 22 e 24 de novembro, no pátio do Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss (rua Benjamin Constant, 900), na região central.

É preferível que os expositores ofereçam produtos e serviços que possuam algum vínculo com a cultura negra. “O número de inscritos já alcançou a quantidade de vagas que foram disponibilizadas no primeiro momento, mas decidimos estender para dar oportunidade a mais pessoas”, contou a presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Maria Eugênia de Almeida Pinto.

A I Feira Afro Criativo é promovida pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com o apoio da Prefeitura de Londrina, em parceria com a Secretaria da Comunicação Social e da Cultura e o Consepir/PR (Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial).

Programação

Na sexta-feira (22), os expositores estarão reunidos no local logo pela manhã para iniciar os preparativos do evento e a movimentação deve começar por volta das 18 horas. A comunidade poderá prestigiar as barracas que terão produtos de artesanato, culinária e serviços de cabeleireiros afro e trancistas. No sábado (23) e domingo (24), a atividade se estende pelo dia todo.

“A iniciativa valoriza a contribuição da população negra para o estado, além de impulsionar o afroempreendedorismo. É importante lembrar que essa população, que por muito tempo ficou silenciada e esquecida, também produz, empreende e consome”, ressaltou a gestora municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo.

Outras atividades

Durante a ação, o público poderá visitar a 3ª Mostra de Música Afro-Brasileira, que irá promover o espetáculo Azul Celeste no dia 22, resgatando obras de 15 compositores locais afro-brasileiros, além da apresentação das Escolas de Samba e de artistas convidados, no dia 24.

No mesmo período acontece a I Feira da Literatura Afro, com exposição de utensílios de cerâmicas, artesanatos e livros, e barracas para entrega e recebimento de doação de livros. O Museu também está sediando a 34ª edição da Mostra Afro Brasileira Palmares, que ficará disponível até o dia 8 de dezembro.