Edna Mendes
De Cornélio Procópio
Em cerca de 45 dias, Cornélio Procópio deve ganhar a primeira instituição de ensino superior particular. A Faculdade Sociedade de Ensino e Pesquisa de Cornélio Procópio (Fecop), que terá inicialmente quatro cursos, deve ter o primeiro vestibular em julho. Associado aos médicos José do Carmo Neto e Carlos Augusto Lirani, o ex-ministro da Saúde, Luiz Carlos Borges da Silveira (PPB), investirá inicialmente R$ 150 mil na instituição.
Segundo Borges da Silveira, para a instalação da Fecop na cidade só falta a definição por parte da prefeitura do espaço físico. ‘‘Até maio a comissão de avaliação de ensino superior do Ministério da Educação deverá fazer a vistoria nas instalações e na biblioteca da instituição’’, disse. O ex-ministro informou que o convênio firmado com a prefeitura para a implantação da faculdade prevê também que estudantes da rede pública sejam beneficiados com o uso dos 30 computadores do laboratório de informática da futura faculdade. Inicialmente, serão implantados os cursos de hotelaria e turismo, comércio exterior, gestão e informação e administração rural. Um projeto pedagógico para a implantação do curso de direito também será enviado ao MEC para posterior implantação na Fecop. No primeiro vestibular serão ofertadas 200 vagas, sendo 50 para cada curso. A instituição pretende oferecer cursos de pós-graduação e mestrado.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Cornélio Procópio informou que a faculdade deverá funcionar no prédio de uma das escolas municipais até que a instituição construa sua sede própria. Mas o local ainda não está definido. O prefeito José Antonio Otoni da Fonseca também estuda a possibilidade da doação de um terreno para construção do prédio da Fecop.

mockup