Em 12 horas de operação, entre a noite de quarta-feira e madrugada de ontem, o Aeroporto Governador José Richa, de Londrina, fechou quatro vezes devido às condições meteorológicas. As restrições foram registradas pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) na quarta-feira, das 20h19 às 21h08, e das 21h39 às 23h23, para pousos. Em seguida, o terminal ficou fechado para pousos e decolagens das 23h57 às 2h16 da quinta-feira. Ontem, houve fechamento ainda para operações de pouso das 7h05 às 8h15.
Pela manhã, todos os quatro voos previstos para antes das 9 horas haviam sido cancelados. O terminal ainda operava por instrumentos e só voltou a funcionar normalmente no final da manhã. Passageiros que seguiam para o Rio de Janeiro estavam entre os afetados. "Perdi minha conexão em São Paulo. Chegaria no Rio às 14 horas, mas a previsão passou para 20 horas. É muita bagunça", lamentou a aposentada Mirna D’Ávila, de 79 anos, que, para passar o tempo, fazia cruzadinhas no saguão do terminal.
A dentista Sofia Sellan, de 30 anos, perdeu um compromisso por conta do fechamento do aeroporto. A programação da viagem também ficou confusa para ela. "Nossa primeira opção era ir para Congonhas, depois para Curitiba e depois para o Rio. Não aceitamos. Conseguimos Londrina, Congonhas e Rio, mas chegando só à noite no destino final", observou ela, ao comentar que falta flexibilidade por parte das companhias áreas diante de um problema comum no Aeroporto de Londrina.
A pensionista Eni Apoloni, de 70 anos, contou que, com a neblina próximo ao aeroporto, já previa que a viagem de ontem poderia ter este tipo de transtorno. "De qualquer forma, fiz o check-in para poder remarcar depois, se não conseguir viajar. A falta do aparelho ILS nos prejudica bastante. Já faz um tempo que isso acontece", avaliou, citando o equipamento que ajuda as aeronaves a pousar e decolar em condições meteorológicas adversas.
Segundo a administração da Infraero em Londrina, a previsão de instalação do ILS, no aeroporto da cidade é para 2019. Neste ano, de janeiro a outubro, passaram pelo terminal 876.873 passageiros, entre embarques e desembarques.
De acordo com Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a possibilidade de nevoeiro hoje pela manhã é pequena, mas as operações podem ficar restritas por causa da formação de nuvens mais baixas com a possibilidade da chegada de uma frente fria à região. Os nevoeiros podem voltar no fim de semana. A meteorologista Ana Beatriz Porto explicou que a neblina se forma por causa da combinação de umidade alta e a queda da temperatura durante a noite, o que deixa o ar mais frio na superfície.(Colaborou Aline Machado Parodi)

mockup