Fechado para lavagem
PUBLICAÇÃO
sábado, 15 de novembro de 1997
Está proibida a lavagem de carros na barragem do Lago Igapó 1, na zona sul de Londrina. Ontem pela manhã, atendendo solicitação da Autarquia Municipal do Ambiente, funcionários da Prefeitura colocaram correntes impedindo o acesso de veículos. Segundo o diretor-técnico da AMA, Mauro Maggi, um vigia ficará no local e só permitirá a entrada de caminhões-pipa para abastecimento.
Com o fechamento do acesso, a AMA espera eliminar um foco de poluição, já que a lavagem dos veículos gera grande quantidade de sabão. Mário Maggi comenta que a AMA começou esta semana mais um trabalho de identificação de pontos de lançamento de esgoto clandestino e lançadores de óleos e graxas nos quatro lagos Igapó e seus afluentes.
Uma equipe de seis homens está percorrendo o lago na busca de focos poluidores. Ele lembra que algumas empresas e postos de gasolina já foram notificados e, caso não solucionem o problema, serão multados. A rede da Sanepar também apresentou problemas de entupimento. Semana que vem a AMA espera concluir o trabalho. Participam da operação o Instituto Ambiental do Paraná, Sanepar e Secretaria Municipal de Obras.