Moradores de Clevelândia (30 km a oeste de Pato Branco) ficaram chocados com a confirmação da polícia de que Dalila Maria Herns Moraes, 33 anos, foi morta por encomenda do marido, Ivanir José Moraes. A vítima desapareceu no dia 5 de setembro, quando saiu para levar o carro para o marido, que estava na fazenda da família, em Abelardo Luz, Oeste de Santa Catarina.
Uma semana após o seu desaparecimento, o corpo apareceu boiando no Rio Chopim, próximo a Mangueirinha. A polícia ainda não sabe como a morte foi provocada, já que o corpo não apresentava nenhum tipo de perfuração ou sinal de agressão violenta. Suspeita-se que ela levou uma surra e depois foi jogada no rio. O laudo médico para apurar a causa da morte está sendo feito em Curitiba. -
A Polícia Civil desconfiava que Dalila teria sido morta por encomenda do marido e nesta semana o delegado-chefe da 5ª Subdivisão Policial de Pato Branco, Pedro de Jesus Colaço, teve a certeza do assassinato após a prisão de José Roberto Magnori (Betão), um dos envolvidos no crime. Betão disse que ganhou R$ 500,00 para manter contato com o acusado pelo homicídio, Luiz Carlos dos Santos, conhecido como Menego. Menego é ex-sargento do Exército. Ele teria recebido um Gol 2000 e parte em dinheiro, cujo valor está sendo investigado pela polícia.
O delegado informou que a desconfiança no envolvimento de Ivanir no crime aumentou no dia em que ele foi fazer o reconhecimento do corpo da mulher no Instituto Médico-Legal. ‘‘Ele não demonstrou nenhuma reação de tristeza’’. Mas, como a polícia não tinha provas, Ivanir permaneceu em liberdade e fugiu com os dois filhos após o sepultamento da mulher. Menego também está foragido. Ambos estão com prisão temporária decretada pela Justiça. Por ser um crime premeditado, a pena pode variar de 12 a 30 anos de prisão.
O delegado apurou que o desentendimento do casal começou há cerca de um ano, quando Dalila entrou com ação judicial pedindo o divórcio. ‘‘Na época, Ivanir conseguiu contornar a situação, porém, a mulher insistiu na separação e ao perceber que o relacionamento não tinha mais volta, Ivanir mandou matá-la.’’

mockup