Cerca de 7 mil documentos produzidos ao longo deste ano no Centro de Educação Avançada da Universidade do Professor, em Faxinal do Céu, estão sendo analisados para gerar, dentro de algum tempo, o maior e mais profundo levantamento da realidade educacional do Paraná. Será um fruto a médio prazo de uma iniciativa que já é reconhecida pelos seus resultados imediatos.
Fundada em 1995, a Universidade do Professor já registrou a passagem de 23 mil professores da rede estadual de ensino. Eles participaram da primeira atividade da instituição - os seminários de educação avançada, que acontecem semanalmente no centro instalado em Faxinal do Céu, município de Pinhão, a 100 quilômetros de Guarapuava.
Entre palestras, textos provocativos sobre educação e atividades voltadas para a arte, literatura, filosofia, história e pensamento oriental, os professores que passam por Faxinal do Céu são levados a analisar a escola, o aluno e seu próprio trabalho, além de apresentar experiências pedagógicas.
É desses trabalhos em grupo que resultam os documentos que deverão subsidiar ações globais na área da educação no Paraná. Neles aparecem os problemas que habitam as escolas da rede pública estadual: desde a questão das drogas e do alcoolismo até alunos que largam o estudo apenas porque o calendário escolar não coincide com o calendário agrícola da região em que vivem.
Mas o material produzido em Faxinal do Céu também proporciona ganhos imediatos. A abertura de canais de comunicação direta com os professores - e entre eles - permite à Universidade do Professor identificar experiências pedagógicas notáveis que ocorrem em vários pontos do estado, por iniciativa de um e outro professor.
Graças ao Seminário de Educação Avançada, essas experiências, oriundas de 30% do professorado, saem do anonimato para a divulgação, possibilitando uma multiplicação imediata. São propostas para problemas como evasão escolar ou iniciativas que aumentam o interesse do aluno.
Além de abrir caminho para beneficiar um número maior de alunos, a divulgação dessas experiências representa a valorização dos professores empenhados em buscar soluções para os problemas educacionais.
Valorização, aliás, é a palavra que serve de base para o seminário. Os coordenadores da Universidade do Professor entendem que nenhuma melhora na educação acontecerá de cima para baixo. O professor, em contato com o aluno, é que encontrará o caminho para uma nova escola.

mockup