Marta Medeiros
De Maringá
A 4ª Companhia da Polícia Rodoviária de Maringá conseguiu reduzir em 16,28% o número de vítimas em acidentes nas estradas da região Noroeste com a realização da ‘‘Operação Luz’’. A campanha terminou ontem e durou três meses. Foram distribuídos folhetos e 20 mil adesivos incentivando os motoristas a acenderem os faróis durante o dia. A iniciativa da operação partiu da própria 4ª Cia, única corporação do Estado a realizar este tipo de campanha.
Dados estatísticos divulgados ontem pelo comandante da companhia, capitão Esmeraldo Mançano, revelam ainda redução de 14,05% nos acidentes e 12,72% nos feridos, entre os meses de julho a setembro. Os números foram comparados com o mesmo período do ano passado. Em 1998, a 4ª Cia registrou 548 acidentes que resultaram na morte de 43 pessoas e deixaram outras 464 feridas. Depois da ‘‘Operação Luz’’, foram 471 acidentes com 405 feridos e 36 mortos.
Segundo Mançano, a informação que mais ilustra o resultado positivo da campanha foi a redução em 50% das vítimas em colisões frontais. Para a polícia, o farol aceso durante o dia deixa em alerta os motoristas, além de aumentar a visibilidade nas mais diversas situações como chuva, nevoeiro e queimadas.

mockup