A farmácia da Caixa de Assistência de Aposentadoria e Pensão dos Servidores (Caapsml), que funciona há quase 30 anos no Edifício Autolon, no centro de Londrina, poderá ser fechada por orientação do Tribunal de Contas (TC) do Paraná. Conforme a Folha apurou, o TC questiona a legalidade da venda de medicamentos para o público externo.
Outro motivo apontado pelo TC seria o déficit anual registrado pela farmácia. ''Nós temos esse questionamento do Tribunal de Contas mas não há nada certo por enquanto'', se esquivou a superintendente da Caapsml, Eva de Lima Passini. Um dos motivos do desequilíbrio financeiro da farmácia seria a necessidade de licitação para a aquisição dos medicamentos, condição obrigatória no serviço público, dificultando a concorrência com as demais farmácias.
Apesar de não confirmar o fechamento, Eva admitiu que a Caapsml está analisando a situação. ''Estamos fazendo um estudo da viabilidade financeira da farmácia'', resumiu. O prejuízo gerado pela farmácia seria em torno de R$ 12 mil mensais.
Ainda de acordo com informações apuradas pela Folha, a discussão em torno do fechamento da farmácia estaria bem adiantada. A administração municipal estaria disposta a realocar os servidores e a firmar convênios com redes de drogarias para manter as facilidades de pagamento, atualmente oferecidas, aos funcionários públicos municipais.
''Hoje, pela estrutura de redes de farmácias, (a Caapsml) não tem mais o sentido que teve no passado. Estamos sua necessidade'', confirmou ontem o prefeito Nedson Micheleti (PT).

mockup