O juiz Marcus Vinícius de Lacerda Costa, do Tribunal de Alçada, suspendeu ontem à tarde a liminar que fechou a filial londrinense da Associação de Defesa dos Usuários de Medicamentos do Brasil (ACM/BR) na última terça-feira. De acordo com o advogado da associação, Roberto de Mello Severo, o escritório da ACM/BR deve ser reaberto ainda hoje com a autorização da juíza da 9ª Vara Cível, Cristiane Tereza Willy Ferrari. Foi ela quem interrompeu as atividades da associação, atendendo um pedido do Sindicato das Farmácias de Londrina e região (Sinfarlon).
‘‘Tinha certeza dessa decisão’’, disse o presidente nacional da ACM/BR, William Ribeiro. Ele divulgou a novidade durante uma entrevista coletiva concedida à imprensa local no início da noite de ontem. Ribeiro aproveitou a ocasião para lançar duas campanhas que deverão começar na próxima semana. Uma delas é a coleta de medicamentos para famílias carentes. ‘‘Os remédios líquidos e vencidos serão destinados à Vigilância Sanitária para incineração. Aqueles que forem aprovados pelos nossos farmacêuticos serão distribuídos nos asilos, creches e entidades assistenciais’’, explicou.
A outra campanha é a Semana da Saúde. Trata-se de uma tenda médica itinerante com um farmacêutico e dois enfermeiros voluntários que percorrerão a cidade aferindo a pressão e fazendo o teste de glicose gratuitamente. A tenda ficará um dia em cada bairro e deverá começar pelo Zerão, no centro da cidade.
Ainda de acordo com Severo, a decisão do Tribunal de Alçada não permite recurso, isso quer dizer que a ACM/BR de Londrina não corre mais risco de ser interditada. ‘‘Vamos analisar a possibilidade de ingressar com uma ação indenizatória contra o Sinfarlon por crime de calúnia’’, adiantou o advogado.
Mais informações podem ser obtidas no escritório da Associação na Rua Professor João Cândido, 1.515 ou pelo telefone (43) 344-3041.

mockup