Farmácia da 17ª
Regional volta a
distribuir insulina
A farmácia da 17ª Regional de Saúde, em Londrina, voltou a fornecer insulina - remédio insubstituível para o tratamento do diabetes. O primeiro lote chegou anteontem pela manhã e começou a ser distribuído depois do almoço. Mas os insulino-dependentes cadastrados precisaram retornar ao médico para trocar a receita. É que, de acordo com a chefe da Divisão de Assistência à Saúde da 17ª RS, Rosilene Machado, a insulina mista foi substituída pela insulina humana e há necesidade de mudança da prescrição. ‘‘Além de que é importante o médico ser informado da mudança para que possa acompanhar e melhor assistir o paciente.’’
O lote de insulina chegou com 1.950 frascos para atender 2.916 insulino-dependentes cadastrados. Apesar da diferença, a chefe da Divisão de Assistência à Saúde da 17ª RS acredita que possa ser suficiente para todos os usuários. ‘‘No último mês de fornecimento regular do medicamento, apenas 1.561 usuários compareceram para fazer a retirada. Com a suspensão do fornecimento, um número ainda maior de pacientes deve ter adquirido o remédio nas farmácias. Se houver novamente queda na procura, será possível fornecer a todos’’, disse Rosilene, sem saber informar quando chega o próximo lote.
A 17ª RS, que atende a Londrina e outros 18 municípios da região, não dispunha de insulina há mais de um mês. A chefe da regional, Djamedes Garrido, justificou a falta do medicamento argumentando que o problema surgiu porque o governo federal decidiu mudar a insulina mista para a humana e houve dificuldades no processo de licitação. (A.N)

mockup