Farinha especial recupera crianças
PUBLICAÇÃO
sábado, 16 de agosto de 1997
Maurício Borges Apucarana 
Em Apucarana, o Centro Educacional e Profissionalizante Esperança (Cepes), dirigido pela Pastoral da Criança, desenvolve um trabalho direcionado para a recuperação de crianças desnutridas. A coordenadora diocesana da Pastoral da Criança, irmã Carmen Bardelli, diz que através do Cepes, mantido com o apoio da prefeitura, as crianças desnutridas são acolhidas e passam a ser alimentadas com a farinha multimistura.
A auxiliar de enfermagem Inês de Morais, que atua diretamente com as crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, afirma que com a introdução da farinha na mamadeira, mingau e demais refeições, a recuperação é garantida.
Apucarana foi pioneira no Estado na produção da farinha multimistura. A proposta foi lançada em âmbito nacional pela Pastoral da Criança, de São Paulo, e trazida para Apucarana através do Centro de Promoção Humana São Benedito, que criou a Casa da Farinha.
Na composição da farinha são utilizados farelos de arroz, de trigo e de milho, além de folhas de mandioca e batata-doce, e sementes de abóbora. Trata-se de produtos de baixo custo, mas de alto valor nutritivo, com muitas proteínas e calorias, assegura Inês de Morais.
No Cepes, toda criança que chega passa por uma completa revisão médica para avaliar principalmente suas carências e, a seguir, de acordo com o quadro individual, passa a receber a alimentação reforçada pela farinha multimistura.
Cada criança recebe no mínimo duas colheres de sopa/dia da farinha, misturada a sopas, mingaus ou mamadeira, explica Inês de Morais.
Segundo a irmã Carmen Bardelli, além do alimento, a recuperação dos desnutridos requer muita paciência, amor e carinho. As mães também precisam ser integradas a este trabalho, para aprenderem a preparar a farinha e servi-la de forma adequada na alimentação das crianças, diz irmã Carmen.


