Foz do Iguaçu A cidade de Foz do Iguaçu foi escolhida para o lançamento do projeto Criança e Desenvolvimento Integral, que pretende capacitar cerca de 3,1 mil agentes comunitários de saúde, voluntários da Pastoral da Criança e professores de creches e pré-escolas. A iniciativa deve beneficiar cerca de 80 mil crianças de 28 municípios do Oeste do Estado. A cerimônia de lançamento será realizada a partir das 14h30 de hoje, no Refúgio Biológico Bela Vista, na Vila C.
A iniciativa do projeto é da Itaipu Binacional, que irá bancar a compra junto ao Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Unicef, dos kits denominados Família Brasileira Fortalecida e ficará responsável pela capacitação dos multiplicadores 2,4 mil líderes da pastoral, 600 agentes comunitários de saúde e professores de 113 creches e pré-escolas.
Cada agente terá um kit e cada unidade será suficiente para atender 200 crianças. Também estão envolvidos na ofensiva a Secretaria Estadual de Saúde e representantes dos municípios, que cederão a estrutura para o período de capacitação.
O kit é composto por cinco livros de alta durabilidade (a meta é que eles sejam usados nos próximos cinco anos), que focam os direitos da criança à saúde, nutrição, aprendizado psicossocial e necessidades de proteção. Os volumes são divididos por faixa etária. O primeiro para o pré-natal, parto e pós-parto; o segundo para o primeiro mês de vida; o terceiro para crianças do segundo ao 12º mês de vida; o quarto para crianças de 1 a 3 anos; e o quinto para crianças de 4 a 6 anos.
Segundo a diretora financeira-executiva e coordenadora das ações de responsabilidade social da Itaipu Binacional, Gleisi Hoffmann, a idéia surgiu depois que houve uma guinada na atuação da empresa, antes preocupada apenas com o aproveitamento hidrelétrico do Rio Paraná. ''Hoje estamos preocupados com a qualidade da energia elétrica produzida e com nossa responsabilidade social com a região'', afirmou. ''Nesta nova fase, temos duas causas prioritárias, que são saúde e defesa da criança''.
Além da iniciativa, garantida para o planejamento para o período 2004/2008, Itaipu mantém uma grande atividade em políticas de proteção e recuperação ambiental.
O perfil do projeto foi definido com base na mobilização da sociedade de Foz do Iguaçu para eliminar um problema regional que chama a atenção de organismos internacionais: a exploração sexual e comercial na Tríplice Fronteira. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 3,5 mil crianças da região são vítimas deste rede de exploração. ''Esta realidade decorre principalmente dos problemas familiares. Por isso, decidimos trabalhar com o conceito de família forte'', explica Gleisi. Em oito meses, será feita uma avaliação do impacto do projeto. ''Nosso objetivo é que esta primeira pesquisa já nos mostre um quadro em evolução.''

mockup