"É essencial na formação do caráter deles", afirma   Hylea Ferreira Schell, sobre o incentivo que dá as filhos Felipe e Augusto para doarem brinquedos
"É essencial na formação do caráter deles", afirma Hylea Ferreira Schell, sobre o incentivo que dá as filhos Felipe e Augusto para doarem brinquedos | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

“Tenho como lembrança marcante a generosidade do meu pai. Se passava alguém em frente de casa ele dava a comida, bebida, deixava a pessoa fazer a refeição na garagem”. Mais do que uma memória, o gesto narrado pela advogada Hylea Ferreira Schell serviu de inspiração para que reproduzisse a solidariedade em sua vida adulta. Agora, são os mesmos valores que tem buscado transmitir aos filhos Augusto, 7, e Felipe, 5.

Pelo menos duas vezes por ano eles separam parte dos brinquedos para doação ao projeto Oficina Raio de Sol, que conserta os objetos e distribui para creches e famílias de bairros vulneráveis. Roupas também são direcionadas para famílias carentes. Nesta semana, por exemplo, foram selecionadas diversas peças que vão para uma igreja, que faz a partilha.

As atitudes da família são simples, mas que somadas fazem a diferença na sociedade e, principalmente, na vida de quem precisa. Para valorizar estas ações, no dia 5 de dezembro é celebrado o Dia Internacional do Voluntariado, instituído pela Organização das Nações Unidas. Para a ONU, voluntário é aquele que dedica parte do seu tempo, sem remuneração, em prol do bem estar social. Saber dividir é trabalhar por um lugar melhor.

“Eles são as únicas crianças da família e, por isso, ganham muitos presentes. Desde quando tinham dois anos comecei a separar os brinquedos para doar. No início não gostavam, não queriam dividir. Entretanto, isso foi mudando. Penso que é essencial na formação do caráter deles como seres humanos”, destacou. Com uma conta no Instagram (londrinapracriança) em que aborda temas como entretenimento e desenvolvimento das crianças, Schell incentiva as mesmas atitudes junto aos seguidores.

FELICIDADE

Apesar da pouca idade, os meninos já sabem que a alegria maior é de quem colabora. “Gosto de ajudar as crianças pobres e quero continuar quando crescer”, afirmou Felipe. “Se pudesse, doava todos os brinquedos”, contou Augusto.

VIVÊNCIAS

A dentista Alessandra Balekian Fanelli encontrou em casa o combustível para ser voluntária e dividir isso com os familiares. A filha mais velha, Isadora, 13, tem paralisia cerebral e com isso passou a integrar uma entidade voltada às demandas e diretos das crianças com deficiência, a Afel (Associação das Famílias Especiais de Londrina). “Abre o olhar para a necessidade do outro”, resumiu.

Alessandra Balekian Fanelli com Isadora e Henrique: envolvimento dos filhos nas causas sociais
Alessandra Balekian Fanelli com Isadora e Henrique: envolvimento dos filhos nas causas sociais | Foto: Arquivo Pessoal

Atualmente na diretoria da associação, viu o envolvimento dos filhos nas causas sociais acontecer de forma natural. “Conviver com outras crianças ajuda a ter noção de que é preciso ajudar. Percebo isso no caçula, Henrique, 9. Durante as atividades escolares on-line foi abordado sobre voluntariado e cidadania na disciplina. Em vários momentos ele citou o trabalho da Afel. É o valor que está sendo enraizado e já tem esse olhar”, valorizou.

Outra forma de fomentar o voluntariado tem sido conscientizar sobre a doação de brinquedos que não usam mais, porém, que estejam em boas condições. “São formas para que se tornem adultos que saibam conviver em sociedade e tenham o olhar para o outro, que entendam que não pode só depender do poder público.”