Familiares limpam túmulos e antecipam visitas
PUBLICAÇÃO
sábado, 29 de outubro de 2005
Herika Fondazzi<br> Reportagem Local 
Apesar do mau tempo de ontem de manhã, a preocupação com a chegada do dia de Finados levou bastante gente até o Cemitério São Pedro, no centro de Londrina. Dezenas de familiares e pessoas que fazem limpeza nos túmulos circulavam pelos corredores e ruas com baldes, panos e rodinhos, preparando o local para receber os visitantes na próxima quarta-feira.
A dona-de-casa Marlene Tomal, 51 anos, foi com o filho e uma ajudante limpar os túmulos do pai e de uma tia. ''Tenho isso como um compromisso meu. Antes de dias especiais sempre venho limpar. Hoje estamos aproveitando que pode lavar com água. No dia de Finados eu venho e passo um pano para tirar a sujeira. Espero que meu filho faça isso por mim também no futuro'', disse.
Com o movimento, muita gente aproveita para ganhar um dinheirinho limpando túmulos. ''Só hoje vou limpar 15. Dá para ganhar uma boa quantia'', garantiu Luzia Santos Souza, 55 anos, que trabalha no cemitério há um ano e meio. E há quem faça o trabalho por solidariedade. O aposentado Sebastião Gomes Moraes, 70 anos, estava responsável por três túmulos de parentes de vizinhos. ''Eles não podem vir e eu venho para limpar. Não cobro nada, faço por amizade'', garantiu.
Funcionários de uma empresa terceirizada pela prefeitura passaram a manhã lavando as principais ruas do cemitério. ''Fizeram a poda de algumas árvores e estava muito sujo. Na segunda e terça-feira estaremos varrendo todos os cemitérios da cidade'', afirmou o encarregado da Ecosystem, empresa responsável pelo serviço, Artur Bacelar Filho.
No meio da limpeza havia também pessoas que estavam antecipando a visita e fugindo do tumulto típico do feriado. A professora aposentada Ilze Baggio Viscardi, 54 anos, vai toda semana visitar o túmulo do filho e disse que no feriado prefere não aparecer. ''É muita gente e o pessoal fica rindo, mais parece uma festa. Acho que Finados é muito comercial'', comentou.
O comércio ao redor dos cemitérios aumenta bastante nos dias que antecedem o dois de novembro. ''Uma semana antes o movimenta já aumenta. Acho que atendo 100% a mais de pessoas. Elas compram flores, velas, pedem para pintar os túmulos, querem tudo bonito para o feriado'', comentou o proprietário de uma barraca ao lado do cemitério, Arlindo Cândido da Silva.
O prazo para a limpeza dos túmulos em todos os cemitérios da cidade termina hoje.


