Família doa palmeiras imperiais
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Caroline Vicentini<br>Equipe da Folha 
Ibiporã - Quatro palmeiras imperiais embelezam a Praça Pio XII, na Área Central de Ibiporã (14 km a leste de Londrina). As árvores foram doadas há cerca de um mês pela professora Cássia Cintia Zandoná Leite Vieira. "Meu marido comprou cinco palmeiras há quase 10 anos e as plantou no jardim de casa. Como são árvores que crescem muito (podem chegar a 30 metros de altura), percebemos que elas não tinham condições de continuar no jardim. Além disso, o muro "estufou" porque as palmeiras desenvolveram-se rente a ele e os vizinhos começaram a reclamar dos mandrovás", explica a professora.
Segundo Cássia, ela o marido, Wanderlei Leite Vieira, contactaram alguns viveiros, mas nenhum com uma boa proposta financeira. "A Ana Carolina (Alves dos Santos, responsável técnica pelo projeto de revitalização da praça) sugeriu que doássemos as palmeiras. A família consentiu, e, coincidentemente, no dia que formalizamos a doação recebemos a proposta de um engenheiro que pagaria R$ 2,5 mil por cada exemplar", conta. Uma palmeira foi doada ao proprietário de um viveiro.
De acordo com Vieira, o muro precisou ser quebrado para que as árvores fossem retiradas com vida. "Nem todos apoiaram a nossa atitude. Colegas contabilizavam o quanto havíamos deixado de ganhar com a venda das árvores. Porém, a nossa preocupação era que elas tivessem espaço para crescer. É um pouco da minha história que permanecerá na história da cidade", justifica a professora. "Nós iremos e as palmeiras ficarão", acrescenta Vieira. Apaixonadas pelas palmeiras, as filhas do casal, Maria Vitória e Paloma, visitam-nas diariamente. "Gostava do barulho do vento nas folhas. Parecia que estávamos na praia", relembra.
Segundo Ana Carolina, as palmeiras estão com quatro metros de colmo (tronco) atualmente e podem chegar a mais de 30 metros de altura. Uma palmeira imperial centenária, com 30 metros, é vendida a pelo menos R$ 20 mil. A árvore pode ser cultivada em parques e jardins desde que estes apresentem locais espaçosos e ensolarados.


