O Colégio Estadual de Guaravera, distrito de Londrina, está entre as centenas de escolas do Paraná que por falta de investimentos do Estado não conseguiram o reconhecimento junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE). A escola vem tentando a regularização do ensino médio (1º a 3º colegial), com 220 alunos, desde 1994.
A falta de laboratórios para as disciplinas de física, química e biologia e de contratação de orientador educacional têm emperrado o processo, segundo o diretor Horácio Utiamada. Para a criação dos laboratórios, segundo ele, é preciso ampliar o prédio onde a escola funciona. Já a contratação do orientador educacional dependia de concurso público.
‘‘Há cinco anos não era aberto concurso para orientador educacional. No ano passado foi feito o concurso mas a contratação do profissional ainda não foi autorizada pelo Estado’’, afirma Utiamada.
Os alunos que se formavam na escola até 1999 ficavam sem a documentação que comprova que eles fizeram o colegial (ensino médio). ‘‘Só no ano passado com o acordo entre a secretaria (estadual de Educação) e o Conselho ( Estadual de Educação) é que os alunos estão recebendo os certificados através de outra escola’’, explica. ‘‘Este acordo é a nossa última esperança de conseguir regularizar a situação.’’
A Escola Estadual Professor João Rodrigues da Silva, zona leste de Londrina, é uma das que já foram beneficiadas com o acordo entre a secretaria e o Conselho. Sem uma biblioteca, em 1998 a escola não conseguiu o reconhecimento do ensino fundamental (5ª à 8ª série). O curso foi implantado em 1997.
Segundo a secretária-geral da escola, Nadir Felipe, com a liberação de verba do Estado o acervo foi comprado e um novo processo de pedido de reconhecimento já está sendo montado. (E.P.)

mockup