Falta de chuva afeta abastecimento no Oeste
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Carolina Gabardo Belo<br>Equipe da Folha 
Curitiba - A falta de chuvas nas regiões Oeste e Sudeste do Paraná já afetou o abastecimento de água em alguns municípios. Em Palmeira, Pato Branco e Francisco Beltrão houve redução na vazão dos rios e, caso a situação se agrave, a Sanepar terá que adotar medidas emergenciais. Nessas regiões não ocorrem chuvas intensas há 45 dias. Foram registradas apenas pancadas de chuva, insuficientes para regularizar o volume de água nos lençóis freáticos e rios.
Em Pato Branco, o rio que abastece a cidade está com sua vazão reduzida em 30% e, em Francisco Beltrão, a redução é de 20%. Por enquanto, a Sanepar está usando mananciais alternativos. Algumas localidades são abastecidas com caminhões-pipa. Esse é o caso de distritos de Pato Branco e Toledo.
Caso a seca continue, o Norte paranaense também terá problemas de abastecimento. ''Se não chover nos próximos 30 dias, Apucarana, Rolândia, Arapongas e, principalmente, Jandaia do Sul, serão as próximas cidades com problemas'', alertou o diretor de Operações da Sanepar, Wilson Barion.
O metorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Tarcisio Valentim da Costa, afirma que os índices de chuva estão aquém da média para o período, mas ainda pode ocorrer ainda a chegada de uma frente fria com chuvas que alcancem os valores médios do mês. Mesmo com a falta de chuvas, a situação ainda não representa uma estiagem. Isso se caracteriza quando não é registrada nenhuma precipitação em, no mínimo, dez dias, explicou.
De acordo com Costa, as regiões mais críticas em relação às chuvas são Oeste e Noroeste. Em Toledo, por exemplo, a média para o período é de 123 milímetros, mas, até agora, foram registrados 12 mm. O mesmo ocorre na região de Ponta Grossa, onde a média é 124 mm, mas ainda não passou dos 35 mm.


