''Quem gosta de fruta?'' Depois de ouvir um belo sim em coro, a fadinha do dente distribuiu potinhos de salada de fruta para as crianças e contou histórias sobre a importância de comer alimentos saudáveis e escovar os dentes corretamente para evitar cáries.
A encenação, elaborada por cinco alunas do curso de publicidade e propaganda da Faculdade Pitágoras, fez parte de um projeto da disciplina de laboratório de comunicação.
As alunas resolveram trabalhar com as mais de 120 crianças entre três e seis anos do Lar Anália Franco. Com recursos próprios, Mariane e as colegas Alessandra Pitta, Estela Futagami, Fernanda Menegazzo e Patrícia Cardoso - a fadinha do dente - prepararam a salada de frutas e encenaram uma peça sobre a importância da escovação na última sexta-feira.
''Visitamos o Lar para conhecer a rotina das crianças e resolvemos desenvolver o projeto, que culminará num documentário'', contou Mariane. Segundo ela, a fruta e a higiene bucal fazem parte da rotina das crianças, que ontem se divertiram ao escovar os dentes com a ajuda da fadinha.
Depois do teatro, as estudantes espalharam evidenciador de placa bacteriana nos dentinhos de cada criança e em seguida, munidos de escovas e pasta de dentes, os meninos e meninas escovaram a sujeira pela pia do banheiro.
Conforme a odontopediatra Maria Helena dos Santos Bezerra, responsável há seis anos pela higienização bucal das crianças do Lar Anália Franco, a instituição tem feito um trabalho preventivo e de restauração com toda a criançada.
''Fazemos o tratamento completo por etapas, começando no berçário. Cada criança recebe de três a quatro atendimentos por ano'', disse Maria Helena, que atende cerca de 250 crianças, entre elas, as que utilizam os serviços da creche e as residentes do Lar.
Segundo Maria Helena, a maioria das crianças ainda não tem coordenação motora para escovar os dentes, por isso a escovação é direcionada. ''Em casa, elas têm a supervisão das mães e, aqui, das professoras'', disse a odontopediatra, ressaltando que a alimentação é balanceada, inclusive com controle do açúcar nas refeições, desde as mamadeiras. ''A quantidade de doçuras ingerida é mínima. Inclusive diminuíram as doações de doces para a instituição, que prefere alimentá-las com frutas.''
Para ela, o trabalho multidisciplinar, envolvendo professoras, merendeiras, supervisoras e assistentes sociais do Lar, reduziu em mais de 70% a incidência de cárie entre os alunos. ''Desde que iniciamos o trabalho, as assistentes sociais nunca mais ouviram reclamações de dores de dente, o que era frequente.''

mockup