Betânia Rodrigues
De Londrina
Especial para a Folha
Londrina encerra hoje a 40ª Exposição Agropecurária e Industrial esperando receber mais de 100 mil pessoas no Parque Governador Ney Braga. A maior atração virá dos céus com a Esquadrilha da Fumaça.
Sete aviões T-27 Tucano apresentarão manobras radicais a partir das 17 horas. Uma delas é o ‘Espelhão’ que consiste no vôo sincronizado de três duplas, sendo três deles de cabeça para baixo como se fosse um reflexo. Entre as manobras tradicionais está o ‘Coração’ formado pela fumaça de dois aviões que agrada espectadores de todas as idades. A partir das 19h30, os pilotos distribuirão autógrafos na Casa do Criador.
Para os fãs do mundo animal, haverá uma apresentação especial. Às 20h30, 12 cavalos da raça puro sangue lusitano exibirão coreografias na pista central do recinto. Estes equinos pertencem aos criadores Juarez Moreira Macedo, da Agrosam de Guaraqueçaba (litoral), e Silvio Azinelli Filho, da Quinta das Águas de Curitiba.
Segundo o treinador da Agrosam, Valdecir dos Reis Evaristo, o lusitano é um animal forte, porém dócil. Sua origem data da idade média, época em que servia para carregar cavaleiros de armadura nas batalhas. No Brasil, o lusitano é utilizado no esporte e em exibições artísticas, mas na Europa ele é figura marcante nas touradas. ‘‘É o único animal com força, agilidade e coragem para enfrentar os touros nas arenas portuguesas’’, disse Macedo que possui uma escola de adestramento equestre em Guaraqueçaba.
No Brasil, existe cerca de 4.500 exemplares da raça, a maioria deles vivendo no Estado de São Paulo. Um animal adulto custa, em média, de R$ 15 mil a R$ 20 mil.
ShowA dupla paranaense Teodoro e Sampaio se apresenta hoje, a partir das 21 horas, encerrando a 40ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, com o lançamento de seu mais recente CD ‘‘Bão Tamém’’. O carro-chefe do CD, com tiragem inicial de 200 mil cópias, é a música ‘‘Quem tem...tem medo’’, que já está tocando nas rádios. No dia 30, a dupla faz o lançamento nacional no programa do Faustão.
Mesmo com novas músicas, a dupla não deixa de apresentar sucessos consagrados como ‘‘pinga ni mim’’ e ‘‘vestido de seda’’. Com 15 anos de carreira e 15 CDs gravados, Teodoro e Sampaio chegam a se apresentar mais de 20 vezes por mês em todo o Brasil, principalmente nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais.
Para o encerramento da 40ª Exposição, a dupla aposta na alegria e no repertório sempre atualizado. ‘‘É o show 2000 que trazemos para Londrina, com cenário, iluminação e coreografia novos.’’ Eles ainda contam que foi uma alegria e uma honra serem convidados para encerrar a exposição. ‘‘Londrina é a nossa cidade do coração e vamos retribuir com um show animado do começo ao fim.’’ (colaborou Chiara Papli, de Londrina)