Exposição de fotos celebra semana de conscientização sobre autismo
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 06 de abril de 2018
Carolina Avansini <br> Reportagem Local 
Rolândia - O Calçadão de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) ficará mais bonito neste sábado (8), a partir das 8h30, com a exposição de fotos "Também fazemos parte deste mundo", que retrata o cotidiano de crianças, jovens e adultos especiais do município. As imagens são de autoria da fotógrafa Ana Paula Paulino e fazem parte das celebrações da semana de conscientização sobre o autismo.
O evento é promovido pela Amare (Associação de Mães Especiais de Rolândia) e tem o objetivo de mostrar rostos e histórias de pessoas com deficiência para a comunidade. "A maior diferença é a forma como olhamos para essas pessoas. Queremos que sejam vistas como parte integrante da sociedade", afirma o gerente comercial Luis Fernando Rodrigues, pai de Bernardo - que é autista - e vice-presidente da associação.
Fundada há dois anos, a Amare tem o objetivo de apoiar famílias na busca pelos direitos. "Auxiliamos as mães que recebem diagnóstico de autismo, síndrome de down, paralisia cerebral e outras condições a buscarem o atendimento garantido pela lei", afirma, lembrando que a entidade reúne 76 famílias.
Segundo ele, além da luta pela garantia de atendimento especializado, as famílias sentem muita dificuldade de incluir as crianças na escola regular. "Ainda há muito preconceito, por isso unimos forças para inserir nossos filhos na sociedade", diz. Através de parcerias, a Amare também oferece equoterapia e aulas de natação em horário especial para os associados.


