Explosão de bomba fere três crianças
PUBLICAÇÃO
sábado, 28 de dezembro de 2002
Luciano Augusto<br> Reportagem Local 
Três crianças ficaram feridas no final da tarde de ontem, no Conjunto José Belinati (zona norte de Londrina), ao serem atingidas pela explosão de uma bomba de pequeno porte. O garoto Vinícius Santos Nascimento, de apenas 10 anos, segurava o artefato no momento da detonação e teve perda parcial de todos os dedos da mão direita, além de queimaduras pelo corpo. Dois outros garotos que estavam próximos ao amigo tiveram escoriações leves e perda parcial da audição. As identidades das duas vítimas não foram informadas.
Socorridas pelo Siate, as crianças foram atendidas no Hospital Universitário (HU). Segundo a médica plantonista do Centro Cirúrgico, Ides Sakassegawa, a lesão de Vinícius foi grave e os dedos não puderam ser reimplantados. Até o fechamento desta edição, o garoto continuava em cirurgia. ''Era uma bomba com um poder razoável e considero como um acidente grave, porque mesmo não oferecendo risco de vida ele poderá perder a função da mão'', avaliou. Ela acrescentou que as outras duas vítimas do acidente deveriam estar a aproximadamente meio metro de distância da bomba e, por isso, tiveram ferimentos de menor gravidade.
A médica lembrou que nesta época do ano os acidentes envolvendo fogos de artifícios e outros artefatos explosivos costumam aumentar. Ides ressaltou que esses explosivos não podem ser vendidos para menores de idade e que toda queima de fogos deve ter a supervisão de um adulto. ''Até mesmo pequenas bombinhas oferecem risco porque as fagulhas podem atingir o olho'', destacou a médica.
A mãe de Vinícius, a empregada doméstica Lourdes Souza, de 33 anos, contou que o filho estava na casa da avó no Conjunto Semíramis ao lado do José Belinati. Ela disse que os garotos estavam brincando com a ''bombinha'' na rua junto com outras crianças. ''Eles jogaram a bomba mas ela demorou para explodir e ele foi pegar'', disse. Lourdes afirmou que não sabia onde as crianças tinham conseguido o explosivo pois estava trabalhando no momento do acidente.


