Expectativa é que prisão diminua a violência
Tamarana Com a prisão da quadrilha, a expectativa é de aumentar a segurança para os proprietários rurais de Tamarana (Norte). Na semana passada, a reportagem esteve no município e ouviu reclamações da população. Em menos de uma semana, o proprietário de um sítio contou que dois porcos de 50 quilos foram furtados. Já produtor rural Fernando Hariti Sonomiya disse que foi agredido durante um assalto, há alguns meses. Dois homens armados levaram ferramentas, defensivos e maquinários. Ele calcula o prejuízo em R$ 10 mil.
De uns seis meses para cá as reclamações têm aumentado muito. São queixas que vão desde crimes ambientais até roubos de animais, tratores, maquinários, disse a coordenadora estadual da Comissão Pastoral da Terra, Isabel Cristina Diniz.
Na zona urbana, as reclamações são principalmente dos comerciantes. Há um mês, o dono de um supermercado, Roberto Tajima, foi assaltado durante o dia. Me deram uma coronhada na cabeça, levaram dinheiro do mercado e também dos clientes, disse. A vereadora Luzia Suzukawa e seu pai, Shorou Suzukawa, dono de um posto de combustível, foram asssaltados no momento em que levavam o malote ao banco. O presidente do Conselho de Segurança Ademir Ferreira, disse que a entidade pretende mobilizar os comerciantes para viabilizar a instalação de câmeras de monitoramento em alguns pontos da cidade.
O subcomandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, que atende a região de Tamarana, major Júlio Richter, disse que só no ano passado foram realizadas quatro grandes operações no município. Segundo ele, a população não tem registrado boletins de ocorrência, o que dificulta a elaboração de estatísticas por parte da polícia. Pelos registros que temos, a cidade está tranquila. Temos encaminhado viaturas do Choque para lá com frequência, além das Patrulhas Rurais que circulam bastante na região, disse. A cidade conta com 12 policiais. Eles atuam com uma viatura e, segundo a PM, também têm trabalhado com motocicletas. Temos mais operações previstas
para acontecer nos próximos dias.(F.B.)





