Expectativa é erradicar cerca de 200 colônias de insetos por semana
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 06 de julho de 2001
Edna MendesDe Londrina 
A Autarquia Municipal do Ambiente (AMA) iniciou ontem uma operação para combater a proliferação de colônias de cupins em todos os bairros de Londrina. Equipes treinadas pela AMA estão aplicando inseticida em árvores e pontos críticos que apresentam colônias de insetos. O trabalho deve ser concluído em dois meses. As regiões Leste e Oeste têm a maior incidência de cupim.
A primeira etapa do trabalho consiste em atender pedidos de moradores para a dedetização nas colônias que oferecem riscos de migração para as casas. A AMA tem cerca de mil solicitações para a aplicação do inseticida e erradicação de árvores condenadas por causa da ação dos cupins. Na segunda etapa será desenvolvido um trabalho de manutenção e prevenção, já que o problema atinge a todos os bairros da cidade.
Durante dois meses a AMA realizou vários testes com tipos diferentes de inseticidas para comprovar qual deles realmente poderia acabar com as colônias de cupins. Nesse período as equipes foram treinadas para realizar o trabalho com segurança. A autarquia investiu cerca de R$ 20 mil na compra equipamentos e inseticida para 20 mil colônias de cupins.
Segundo o presidente da AMA, Luiz Eduardo Cheida, devem ser erradicadas cerca de 200 colônias por semana. Ele acredita que até o final do ano o problema esteja controlado. Mas vai depender também da colaboração da comunidade. As pessoas têm que parar de empilhar madeira em casa, manter os terrenos limpos, não enterrar restos de madeiras provenientes de construções e preservar a fauna urbana, disse.
Cheida informou que cerca de 700 árvores já foram erradicadas por causa da ação dos cupins, que destraem a seiva. Ainda temos pedidos para erradicar aproximadamente 1.200 árvores. É importante ressaltar que nesse período foram plantadas oito mil mudas, disse.
A dona de casa Aparecida Gonçalves contou ontem que há dois anos vinha solicitando à AMA a dedetização de uma colônia de cupins em uma árvore que fica em frente a sua casa, na área central da cidade. Tenho todos os protocolos comigo. Todo o madeiramento do teto da minha casa precisou ser substituído porque os cupins atacaram a madeira. Também perdi móveis. Meu prejuízo chega a mil e quinhentos reais, disse.


